quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Voto Secreto: Falta de Ética Pública

Com 383 votos a favor, nenhum contrário e quatro abstenções, foi aprovado ontem, em primeiro turno, o fim do voto secreto em todas as decisões do Legislativo. Esta medida inclui o voto aberto para todas as deliberações no Congresso Nacional, ou seja, os deputados federais não mais utilizariam do subterfúgio do voto secreto nas deliberações sobre processos de perda de mandato, eleição da Mesa, análise de veto presidencial e escolha de conselheiros do Tribunal de Contas da União (TCU). Agora haverá necessidade da votação em 2ª turno prevista para após as eleições de 1º/10 e em sendo novamente aprovado terá que ser votado no Senado Federal.
A necessidade do VOTO ABERTO ficou latente quando do episódio das votações secretas na Câmara do Deputados onde a maioria dos acusados de participarem do esquema de corrupção apelidado de "MENSALÃO", acabaram sendo absolvidos por seus “pares” que se protegeram pelo voto secreto e a sociedade não soube quais os deputados que defenderam os corruptos mensaleiros.
Em função do aparecimento de mais um esquema de corrupção envolvendo os parlamentares "sanguessugas", por exigência e pressão da sociedade, voltou o debate político para o cristalino VOTO ABERTO que tem como objetivo pôr fim ao vergonhoso voto secreto na Câmara dos Deputados e também no Senado Federal, especialmente quando se tratar de cassação de mandato por decoro parlamentar.
Este ano foi lançado no Brasil o MOVIMENTO VOTO ABERTO JÁ (www.votoaberto.com.br) que visa acabar com o expediente do voto secreto, por se tratar de uma ferramenta que fomenta a corrupção e potencializa a impunidade no páis.
A total transparência nos processos políticos trará maior representatividade e dignidade à nação. Em pouco tempo os cidadãos e cidadãs poderá traçar o perfil de cada deputado ou senador e isso é determinante para analisarmos como os políticos realmente agem, se pelo interesse publico para o qual foram eleitos ou para os seus próprios.
A partir de agora devemos apoiar e exigir o VOTO ABERTO pois ele representa o VOTO DA TRANSPARÊNCIA, o VOTO DA INTEGRIDADE, o VOTO DA ÉTICA PÚBLICA.
Acesse o link no título desta postagem e verifique os políticos que apoiam o Voto Aberto.

Nenhum comentário: