quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Novas metas para os Objetivos do Milênio

O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, está sugerindo a inclusão de novos itens nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que refletem uma série de alvos em áreas como pobreza, educação e meio ambiente que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015.
Annan propõe acrescentar, aos 8 Objetivos e 18 Metas atuais, quatro novas metas, uma delas ampliando outra já existente: a universalização do trabalho digno e do acesso à saúde reprodutiva, disseminar ao máximo o acesso ao tratamento da Aids até 2010 e reduzir significativamente a perda da biodiversidade até 2010.
Estas modificações são baseadas nas sugestões dos representantes dos países presentes na Cúpula Mundial de 2005 e referem-se a:
a) Ao primeiro Objetivo (erradicar a extrema pobreza e a fome), seria acrescentada a meta de universalização do trabalho produtivo e decente para todos, incluindo mulheres e jovens.
b) No sexto Objetivo (combate a doenças), seria adicionada a meta de disseminação do tratamento do HIV.
c) No quinto Objetivo (melhorar a saúde materna), seria incluído o acesso universal à saúde reprodutiva.
d) E, ao sétimo Objetivo (garantir a sustentabilidade ambiental) passaria a englobar a redução da perda da biodiversidade.
Os indicadores específicos para monitorar essas metas seriam definidos por um grupo de especialistas.
Saiba mais sobre a Declaração do Milênio e seus os 8 Objetivos no site NÓS PODEMOS.

Nenhum comentário: