quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Relatório Banco Mundial sobre Corrupção Política

O Banco Mundial divulgou este mês o relatório "Governance Matters 2006", com o maior banco de dados mundial sobre o Controle da Corrupção Política também chamada de governança.
O texto mostra que a governança pode ser medida, que a má governança não é um desafio apenas do mundo em desenvolvimento e que os países que fazem reformas podem obter melhorias significativas na governança e na redução da corrupção em pouco tempo.
Da mesma forma, países que implementam reformas podem esperar um enorme dividendo sobre o seu desenvolvimento.
Os indicadores, que abrangem mais de 200 países, fundamentam-se em centenas de variáveis e numa compilação de mais de 120.000 respostas de cidadãos, especialistas e empresas de todo o mundo, extraídas de 30 fontes.

Esses indicadores e suas fontes de dados representam o banco de dados mais vasto à disposição do público sobre governança em todo o mundo. Os dados medem seis componentes das "Melhores Práticas no Controle da Corrupção Política" ou Boa Governança:

a) Voz e responsabilização – mede direitos políticos, civis e humanos

b) Estabilidade política e ausência de violência – mede a probabilidade de mudanças ou ameaças violentas ao governo, incluindo terrorismo

c) Eficácia do governo – mede a competência da burocracia e a qualidade da prestação do serviço público

d) Qualidade do clima regulador – mede a incidência de políticas pouco favoráveis ao mercado

e) Estado de direito – mede a qualidade da execução dos contratos, da atuação da polícia e dos tribunais, incluindo a independência judiciária e a incidência de crime

f) Controle da corrupção – mede o abuso do poder público para benefício privado, incluindo a corrupção de pequena e grande dimensão (e detenção do poder pelas elites)

O Brasil ficou apenas na 95º posição no controle da corrupção política e essa também, não é uma boa notícia para o nosso país!

Nenhum comentário: