sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Soja Responsável

A criação da primeira organização internacional para reduzir os impactos negativos da produção de soja foi anunciada ao fim do RTRS - FÓRUM GLOBAL SOBRE SOJA RESPONSÁVEL, que aconteceu em Assunção, Paraguai, de 31/08 a 01/09/06. A nova organização é uma iniciativa de produtores, processadores, comerciantes, instituições financeiras, organizações da sociedade civil e empresas, sendo uma resposta aos anseios de consumidores por uma soja mais social e ambientalmente responsável.
A primeira tarefa da nova organização será desenvolver e implementar, globalmente, princípios, critérios e indicadores para produção, processamento, comercialização de uma forma responsável, em 18 meses. Os 200 participantes do RTRS acreditam que esses princípios e critérios devem refletir questões como proteção à biodiversidade, limites da conversão de habitats naturais em plantações de soja, melhores práticas agrícolas, cumprimento às leis trabalhistas locais e principalmente, o desmatamento.
O Diretor de Conservação do WWF - Brasil, Leonardo Lacerda, comentou que “a criação formal do RTRS e o compromisso de alguns dos principais atores da cadeia da soja de adotar princípios e critérios por uma soja produzida com mais responsabilidade é um marco” e além disso “o setor privado está começando a entender que é necessário fazer a parte deles, e rapidamente, para evitar conseqüências mais drásticas para o Brasil como o boicote do produto ou a adoção de barreiras não tarifárias para erradicar a soja produzida de forma irresponsável”.
A soja é usada para produzir óleo comestível, cosméticos, alimentos para humanos e animais como gado, porcos, aves e peixes. Os princípios e critérios vão levar a um mecanismo de mercado para evitar os impactos negativos da produção de soja e sua expansão. Na Europa, por exemplo, os comerciantes de soja vêm sendo criticados por comprarem de produtores que estão ajudando a destruir habitats de grande valor para a conservação como a Amazônia e o Cerrado. Igualmente, na América do Sul, o setor da soja é criticado por desmatamento, apropriação ilegal de terras públicas, retirada de pequenos produtores de suas terras e o não cumprimento das leis trabalhistas locais.
Veja os princípios e critérios do Fórum Global sobre Soja Responsável:
Conheça também os Membros do Comitê Organizador da RTRS:
Grupo André Maggi (um dos maiores produtos de soja do mundo)

Nenhum comentário: