quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Índice de Competitividade das Nações

Apesar de comemorarmos no dia de hoje a independência do Brasil, nossa páis apenas subiu uma posição no ranking do ÍNDICE DE COMPETITIVIDADE DAS NAÇÕES de 2004, divulgado esta semana pela Fiesp - Federação das Indústrias de São Paulo, ficando em 38º lugar. Embora o País tenha apresentado um crescimento de 15% em relação ao índice anterior, ainda ficou abaixo da média, de 27%, dos países selecionados. Numa simulação para 2005, realizada com 70% dos dados já disponíveis, o Brasil manteria o 38º lugar.
Este estudo contempla 43 países que juntos são responsáveis por nada mais nada menos que 95% do PIB mundial.
De acordo com o presidente do Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, a valorização da taxa do câmbio, a alta carga tributária e os juros elevados foram os protagonistas da baixa posição brasileira.
Os cinco primeiros países no Ranking foram os Estados Unidos, Japão, Suécia, Noruega e Cingapura. O Brasil recebeu nota 21,6, que, pelo Índice, está no rol dos países com baixa competitividade. O País só fica à frente das Filipinas (16,1), Colômbia (15,0), Turquia (14,4), Índia (11,5) e Indonésia, na lanterna com nota 7,6.
Essa não é uma boa notícia para o Brasil!

Nenhum comentário: