No início do ano o Greenpeace expôs o papel do McDonald’s, maior cadeia de fast food do mundo, na destruição da Floresta Amazônica.
O relatório Comendo a Amazônia, publicado pelo Greenpeace Internacional, revela como a demanda mundial por soja produzida na Amazônia alimenta a destruição da maior floresta tropical do mundo, incentivando o desmatamento, grilagem de terras e violência contra as comunidades. A investigação mostrou como a soja amazônica vai parar nas prateleiras de supermercados e redes de fast foods da Europa.
O relatório Comendo a Amazônia é resultado de uma investigação sigilosa realizada durante um ano, nas regiões de produção e consumo de soja, baseada em análise de imagens de satélites, sobrevôos, análise de dados do governo e pesquisas em campo. Conheça os detalhes deste relatório-denúncia em português.
Um outro relatório publicado em Mar/06 na revista científica Nature, alertou para o fato de que 40% da Amazônia serão perdidos até 2.050 se a fronteira agrícola continuar se expandindo no mesmo ritmo, representando uma ameaça à biodiversidade e agravando o quadro de mudanças climáticas. Algumas fazendas também cultivam soja transgênica na Amazônia.
Entretanto, a Rede McDonald´s assinou documento com o Greenpeace se comprometendo a não mais adquirir produtos fabricados com a soja cultivada com irresponsabilidade na Floresta Amazônica.
Parabéns McDonald´s pela demonstração de ética nos negócios e responsabilidade social e ambiental.
segunda-feira, 11 de setembro de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário