sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Desmatamento x Aquecimento Global

A maioria das pessoas acredita que o aquecimento global vem ocorrendo em função da emissão dos gases formados pela combustão dos derivados do petróleo e gás. Entretanto, o desmatamento é responsável por 25 a 30% dos gases que criam o efeito estufa, onde 1.600 milhões de toneladas são liberadas na atmosfera todos os anos.
Cerca de 200 especialistas, em sua maioria procedentes de países em desenvolvimento, se reuniram em Roma na semana passada na sede da FAO - Organização das Nações Unidades para a Agricultura e Alimentação, onde foi organizado o Convênio das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (CMNUCC) e trabalharam para resolver ao mesmo tempo duas das principais questões ambientais: o desmatamento e o aquecimento global.
As árvores são compostas em 50% por gás carbono e uma vez cortadas, esse carbono regressa para a atmosfera. Segundo estimativas da FAO, todos os anos se perdem 13 milhões de hectares de árvores em todo o mundo, sendo a maior parte em zonas tropicais. Na África, América Latina e no sudeste asiático existem elevado índice de desmatamento.
Os delegados de 46 países em desenvolvimento indicaram que em seus países estão dispostos a intervir contra o desmatamento, pois 80% se deve ao aumento das terras cultivadas com o objetivo de alimentar uma população cada vez mais numerosa. A solução é aumentar a produtividade agrícola de forma a diminuir o desmatamento.
Foi sinalizado também a necessidade desses países receberem ajuda econômica do mundo desenvolvido para levar a cabo esta tarefa de conservação das florestas. Esses incentivos poderiam ser em créditos de carbono, no ambito no Protocolo de Kyoto que rege as emissões de gases de origem industrial nos países em desenvolvimento e que causam o efeito estufa.
Mas, concomitantemente, haverá necessidade do comprometimento dos países desenvolvidos em diminuir a emissão de gases na atmosfera terrestre. As maiores economias do mundo também tem que fazer a sua parte para minimizar os efeitos das mudanças climáticas ocasionadas pelo famigerado efeito estufa!

Nenhum comentário: