segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Eletroeletrônico Verde?

O GREENPEACE publicou um estudo que analisa o impacto ambiental na produção de eletroeletrônicos no mundo. São os chamados ELETROELETRÔNICOS VERDE ou ECOEFICIENTES.

O relatório apresenta um ranking das empresas que usam menor quantidade de produtos tóxicos por equipamento produzido e apresentam planos eficazes de reciclagem e assim, ganham melhores notas.

No ranking, que analisou 14 fabricantes globais de produtos de TI, a NOKIA e a DELL tiveram a melhor avaliação e lideram a lista. As piores colocações ficaram com Lenovo, Motorola e Acer.

A boa colocação da NOKIA deve-se aos esforços desta companhia em diminuir o uso de elementos tóxicos na fabricação de seus produtos. A favor da Nokia conta ainda o fato de seus celulares não usarem plástico PVC.

Já a DELL obteve bom desempenho em função da abrangência e eficácia de seus projetos de reciclagem de computadores. Apesar de bem colocadas no ranking, Nokia e Dell não tiveram desempenho bom o suficiente para merecer o “SELO VERDE” que o Greenpeace concederá aos fabricantes de eletrônicos que implementarem boas práticas ecológicas na fabricação de seus produtos.

O Greenpeace vai revisar a lista a cada três meses, a fim de dar oportunidade para que empresas que implementem medidas ecológicas melhorem sua posição no ranking.

Veja o Ranking do Greenpeace dos 14 fornecedores e suas respectivas pontuações (quanto maior a pontuação, melhor é a avaliação):

Nokia: 7 pontos

Dell: 7 pontos

HP: 5,7 pontos

Sony Ericsson: 5,3 pontos

Samsung: 5 pontos

Sony: 4,7 pontos

LG: 4,3 pontos

Panasonic: 3,3 pontos

Toshiba: 3 pontos

Fujitsu-Siemens: 3 pontos

Apple: 2,7 pontos

Acer: 2,3 pontos

Motorola: 1,7 ponto

Lenovo: 1,3 ponto

Quando você for comprar um eletroeletrônico, lembre-se desta lista e dê preferência aos fabricados com menor impacto ambiental.

Nenhum comentário: