terça-feira, 26 de setembro de 2006

Ética x Etiqueta

A ética¹ é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta!
Mas, dentre todas as definições existentes, nós definimos a ética como: "a decisão pelo comportamento baseado nos princípios e valores morais inabaláveis, pautando as ações no que é bom, correto e justo, devendo ter a honestidade, a integridade, a responsabilidade sócio-ambiental, a cidadania, a solidariedade e o amor ao próximo como prioridade absoluta. Vivendo com esta ética, alcançaremos a verdadeira e autêntica sustentabilidade nos governos, nas empresas e em toda a sociedade e, conseqüentemente, um mundo melhor”.
Já a etiqueta é definida como o conjunto de atitudes e comportamentos dos indivíduos em seu dia-a-dia, incluindo boa educação, gentileza, bom senso, respeito, enfim, tudo o que possa facilitar o relacionamento e a convivência em sociedades. Alguns até dizem que a etiqueta é a pequena ética, contudo acreditamos que a etiqueta faz parte ou está inserida na própria ética.
Este ano a Revista Época publicou uma excelente matéria intitulada "O Novíssimo Manual de Etiqueta". Vale a pena conferir!
¹Álvaro L.M. Valls – O que é ética? Ed. Brasiliense, 1993, p.7)

Nenhum comentário: