quarta-feira, 11 de outubro de 2006

LIXO: o começo da Responsabilidade Cidadã

Acostumada a ser vista como o fim da vida útil de embalagens e outros objetos, a lata de lixo pode ser considerada o ponto de partida para resolver um dos maiores problemas do Brasil: a quantidade de detritos que é jogado fora. Em média, são 240 mil toneladas diárias, das quais apenas 2% são recicladas, segundo especialistas. Na Europa e nos Estados Unidos, esse percentual chega a 40%.
Grande parte dos resíduos produzidos no país é destinada aos lixões, os espaços a céu aberto que não são preparados para isso.
Considera instrumento fundamental para resolver essa questão, a coleta seletiva de lixo é o primeiro passo para a reciclagem. Algumas cidades já desenvolveram seus programas. Preocupadas com a preservação ambiental e os problemas decorrentes do não-tratamento do lixo, alguns municípios iniciaram a instalação de latões de lixo em locais estratégicos com o objetivo de separar o material inorgânico (papel, plástico, vidro e metal) – que pode ser reciclado – do orgânico, composto principalmente por restos de comida, frutas e verduras. Os recipientes de coleta são divididos por cores padronizadas:
VERDE (vidro)
AMARELO (metal)
AZUL (papel)
VERMELHO (plástico)
CINZA (lixo não-reciclável)
Além de municípios, muitas empresas também aderiram essa Onda Consciente e Responsável. Exemplo disso é a ECOVIAS – Concessionária da Estrada que liga a Capital Paulista ao Litoral Santista – que recolhe cerca de 110 toneladas de lixo por mês no Sistema Anchieta-Imigrantes. Esses resíduos que antes iam direto para aterros sanitários devidamente credenciados pela Cetesb – Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental de São Paulo, passou a ser separado e encaminhado para reciclagem. Os aterros sanitários agora, só recebem o lixo orgânico.
O dinheiro arrecadado com o projeto estão sendo utilizados em benefício da própria sociedade, através de doações à instituições filantrópicas. Parabéns EcoVias!
Cada um de nós também pode fazer sua parte, exercitando a coleta seletiva de lixo seja no trabalho, na escola e em nossa casa também. O meio ambiente agradece.

Nenhum comentário: