segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Aquecimento Global: Ainda há tempo!

O dióxido de carbono e outros gases esquentam a superfície do planeta de forma natural, ao segurar o calor do sol na atmosfera. Isto é bom, porque permite que nosso planeta seja habitável. No entanto, a queima de combustíveis fósseis como o carvão, o gás e o petróleo, junto com o desmatamento, incrementou enormemente a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera terrestre, com o conseqüente aumento das temperaturas.
A imensa maioria de cientistas é unânime em afirmar que o aquecimento global é um fenômeno real, que está sucedendo na atualidade e não se deve a causas naturais, senão a conseqüência da atividade humana.
As provas são inegáveis. Já estamos experimentando algumas mudanças:
- As geleiras dos pólos se derretem, há plantas e animais que estão sendo obrigados a abandonar seus habitat, e o número de tormentas graves e de secas cresce.
- O número de furacões de forças 4 e 5 quase se duplicou nos últimos 30 anos.
- A malária se estendeu a altitudes mais elevadas. A lugares como os Andes colombianos, a 2.100 Km sobre o nível do mar.
- O volume de água procedente do gelo derretido nas geleiras da Groelândia é mais do dobro que há dez anos.
- Ao menos 279 espécies de plantas e animais já estão se deslocando para os pólos como resposta ao aquecimento global.
Se o aquecimento continuar, é de esperar que tenha conseqüências catastróficas, tais como:
- As mortes causadas pelo aquecimento global se dobrarão em só 25 anos, até atingir as 300.000 pessoas ao ano.
- O nível do mar em todo mundo poderia elevar-se em mais de seis metros pelo derretimento do gelo da Groelândia e da Antártica, o que provocaria a destruição de zonas costeiras de todo mundo.
- As ondas de calor serão mais freqüentes e intensas. As secas e os incêndios incontrolados sucederão mais com freqüência.
- O Oceano Ártico poderia sofrer um degelo completo no verão de 2050.
- Mais de um milhão de espécies em todo mundo poderiam estar condenadas à extinção em 2050 .
Não há dúvida de que somos capazes de solucionar este problema. De fato, temos a obrigação moral de fazê-lo. Pequenas mudanças em sua rotina diária podem ser uma grande ajuda para deter o aquecimento global.
Todos devem se unir – governos, empresas, instituições e cada um de nós - para reverter este problema enquanto há tempo.
O ex-presidente dos EUA - Al Gore - está percorrendo as nações para alertar sobre este tema.
Veja também o Novo Estudo do GreenPeace sobre este assunto.

Nenhum comentário: