terça-feira, 8 de agosto de 2006

Você sabe o que é IMPOSTO?

Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo encomendada à Ipsos-Opinion revela que 74% dos brasileiros não sabem o que é imposto. Dos 608 entrevistados no mês de abril deste ano, apenas 26% consideram impostos "taxas embutidas sobre tudo o que compram".
Indagados como o governo utiliza a receita arrecadada com impostos, 93% consideram que os recursos são mal aplicados. Uma parcela maior, 97%, avalia que além de pagar muitos impostos, "a população ainda tem que pagar plano de saúde, escola e segurança privados" por falta de investimento do governo em serviços públicos essenciais.
Para gerar emprego, 93% dos entrevistados acreditam que o governo federal deve reduzir os impostos das empresas. Para 35%, as prefeituras aplicam melhor o dinheiro arrecadado com impostos. "Isso demonstra a importância dos recursos chegarem ao seu destino, afinal as pessoas vivem nos municípios, para os quais apenas 15% da arrecadação total de impostos são destinados. O governo federal fica com 60% e os governos estaduais com 25%", lembra Guilherme Afif Domingos, presidente da ACSP.
O IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano é o imposto mais lembrado pelos entrevistados, 68%; seguido do IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, 28%.
No geral, 86% dos pesquisados consideram que os brasileiros "pagam muito mais impostos do que deveriam"; 73% consideram, em seus casos particulares, pagar mais do que deveriam; e 71% afirmam que os impostos estão "aumentando muito".
Para Guilherme Afif Domingos, a pesquisa revela que embora a população não conheça os impostos ou a forma como os paga, grande parte considera a tributação brasileira elevada e crescente: "Uma população esclarecida terá melhores condições de exigir a aplicação da arrecadação na forma de serviços públicos de qualidade, exercendo o seu papel de contribuinte cidadão."

Nenhum comentário: