domingo, 6 de agosto de 2006

CUIDADO com a Maquiagem de Produtos

Há exato um ano, mais de 30 empresas, em sua maioria fabricantes de produtos alimentícios ou de limpeza e higiene pessoal, foram multadas pelo DPDC - Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça por MAQUIAREM SEUS PRODUTOS. Você sabe o que é "Maquiagem de Produtos"? Esta prática é conhecida pelo ato de se reduzir a quantidade dos produtos sem informar nas embalagens a alteração de forma clara e ostensiva aos consumidores, ou seja, a indústria reduz o peso dos produtos e mantêm o preço de venda aumentando sua margem de lucro e por não informar o consumidor, acaba enganado-o. Dos 32 processos a grande maioria envolve a maquiagem de produtos alimentícios (biscoitos, extrato de tomate, achocolatado em pó, refresco em pó, macarrão instantâneo, chocolate e farinha Láctea, entre outros). Outros 11 processos envolvem produtos do setor de higiene pessoal (absorventes, shampoos e condicionadores, fraldas descartáveis). Há ainda processos contra empresas do setor de limpeza, medicamentos, perfumaria e químico. O pior de tudo é que são empresas muito conhecidas no mercado brasileiro e que dão enorme destaque as suas ações de Responsabilidade Social. Veja as empresas que foram multadas pelo DPDC: Unilever Brasil (3), Unilever Bestfoods Brasil (4), Danone (2), Akari (2), Kraft Foods Brasil (5), Nestlé (6). Ora, enganar o consumidor é uma atitude ética e socialmente responsável? Devemos estar cada dia mais atentos ao MARKETING DA ÉTICA.

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