terça-feira, 15 de agosto de 2006

Uso sustentável dos Ecossistemas? Só depende de nós!

A Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM) foi solicitada pelo Secretário Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Sr. Kofi Annan em 2000.
Iniciada em 2001 teve por objetivo avaliar as consequências que as mudanças nos ecossistemas trazem para o bem-estar humano e as bases científicas das ações necessárias para melhorar a preservação e o uso sustentável desses ecossistemas e sua contribuição ao bem estar humano. Este trabalho envolveu mais de 1360 especialistas de todo o mundo.
Suas conclusões sobre as condições e tendências dos ecossistemas, cenários para o futuro, respostas possíveis e avaliações em escala sub-global estão disponível em publicações técnicas agrupadas sob estes quatro temas principais.
Além disso, um RELATÓRIO SÍNTESE GERAL em português está também disponível no link: http://www.maweb.org/en/Products.BoardStatement.aspx#downloads e discute estes estudos detalhados de modo a responder a várias questões-chaves apresentadas quando o inícios dos trabalhos.
Vale a pena conhecer este material bem como as Mensagens-Chave apresentadas abaixo:
1. Todos, no mundo, dependem da natureza e dos serviços providos pelos ecossistemas para terem condições a uma vida decente, saudável e segura
2. Os seres humanos causaram alterações sem precedentes nos ecossistemas nas últimas décadas para atender a crescentes demandas por alimentos, água, fibras e energia.
3. Estas alterações ajudaram a melhorar a vida de bilhões de pessoas, mas ao mesmo tempo, enfraqueceram a capacidade da natureza de prover outros serviços fundamentais, tais como: a purificação do ar e da água, proteção contra catástrofes naturais e remédios naturais.
4. Dentre os problemas mais sérios identificados pro esta avaliação estão: as condições drásticas de várias expécies de peixes; a alta vulnerabilidade de dois bilhões de pessoas vivendo em regiões secas de perder serviços providos pelos ecossistemas, como o acesso à água; e a crescente ameaça aos ecossistemas das mudanças climáticas e poluição de seus nutrientes
5. As atividades humanas levarma o planeta à beira de uma onda maciça de extinção de várias expécies, ameaçando ainda mais nosso bem-estar
6. A perda dos serviços providos pelos ecossistemas constitui uma grande barreira às METAS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO (Os 8 Jeitos de Mudar o Mundo: www.nospodemos.org.br) de reduzir a pobreza, a fome e as doenças.
7. As pressões sobre os ecossistemas aumentarão em uma escala global nas próximas décadas se a atitude e as ações humanas não mudarem
8. Medidas de preservação de recursos naturais têm maior chance de sucesso se tomadas sob a responsabilidade das comunidades, que compartilhariam os benefícios de suas decisões
9. A tecnologia e conhecimento de que dispomos hoje podem reduzir consideravelmente o impacto humano nos ecossistemas, mas sua utilização em todo o seu potencial permanecerá reduzida enquanto os serviços oferecidos pelos ecossistemas continuarem a ser percebidos como "grátis" e ilimitados e não receberem seu devido valor.
10. Esforços coordenados de todos os setores governamentais, empresariais e institucionais serão necessários para uma melhor proteção do Capital Natural. A produtividade dos ecossistemas depende das escolhas corretas no tocante a políticas de investimentos, comércio, subsídios, impostos e regulamentação.
CONCLUSÃO: Cada um de nós é responsável pela melhora dos nossos ecossistemas. Temos que buscar na sociedade, nos governos, nas instituições e nas empresas o Verdadeiro Desenvolvimento Sustentável através da Autêntica Responsabilidade Social, se não, quando acordarmos, poderá ser tarde demais, ou seja, será irreversível.
Observação: Se você tem dúvidas sobre o que é Ecossistemas, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecossistema

Nenhum comentário: