terça-feira, 8 de agosto de 2006

Pesquisa Ação Social das Empresas

Os resultados finais da Pesquisa Ação Social das Empresas, realizada pelo IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada pela segunda vez em todo o Brasil, apontam um crescimento significativo, entre 2000 e 2004, na proporção de empresas privadas brasileiras que realizaram ações sociais em benefício das comunidades. Neste período, a participação empresarial na área social aumentou 10 pontos percentuais, passando de 59% para 69%. São aproximadamente 600 mil empresas que atuam voluntariamente. Em 2004, elas aplicaram cerca de R$ 4,7 bilhões, o que correspondia a 0,27% do PIB brasileiro naquele ano.

A comparação entre as informações das duas edições da Pesquisa mostra que, se por um lado, houve um crescimento generalizado na participação social das empresas, por outro, a magnitude desse crescimento foi diferenciada segundo as regiões. Foi no Sul que se observou o maior incremento na proporção de empresas atuantes, que passou de 46%, em 2000, para 67%, em 2004, o que equivale a um aumento de 21 pontos percentuais. "Com isso, o Sul deixou de ser a região com menor proporção de atuação e passou a ter um comportamento similar ao das demais regiões do país", observa a diretora de Estudos Sociais do IPEA e coordenadora-geral da Pesquisa, Anna Maria Peliano. O Nordeste, que aumentou sua atuação em 19 pontos (de 55% para 74%), ultrapassou, ligeiramente, o Sudeste que, em 2004, contava com 71% de participação. Finalmente, a região Norte apresentou uma expansão de 15 pontos percentuais (de 49% para 64%), seguida do Centro-Oeste, com um crescimento de 11 pontos no período (de 50% para 61%).

Levando-se em conta o porte, observa-se que foram as grandes empresas que apresentaram a maior taxa de participação em ações comunitárias (94%), apesar de terem tido um crescimento de apenas 6 pontos percentuais entre 2000 e 2004, mesmo percentual alcançado pelas pequenas (11 a 100 empregados). Já entre as micro-empresas (até 10 empregados) e entre aquelas de médio porte (101 a 500 empregados), o crescimento foi bem mais expressivo, com um aumento de 12 pontos percentuais no primeiro caso (de 54% para 66%) e de 19 pontos, no segundo (de 67% para os atuais 87%).

Quanto às áreas de atuação, merece destaque o crescimento das ações voltadas para alimentação, que torna-se a área prioritária de atendimento (52%), ultrapassando as ações voltadas para assistência social (41%). Já em relação ao público-alvo, o atendimento à criança continua a ser o foco principal das empresas (63%), mas crescem, de maneira expressiva, o desenvolvimento de ações em prol de idosos e portadores de doenças graves, que passam a envolver, respectivamente, 40% e 17% das empresas.

Uma das novidades dessa segunda edição foi a investigação sobre o que dificulta ou impede o desenvolvimento de ações sociais comunitárias: para 62% das empresas, a principal razão é a falta de dinheiro. Uma parcela bem menor reclama da ausência de incentivos governamentais (11%). Também é pequena a proporção de empresas que não atua porque nunca pensou nessa possibilidade (5%) ou porque acredita que este não seja seu papel (5%). "Vê-se que, mesmo entre as empresas que nada fazem para fora de seus muros, há um conhecimento generalizado sobre a possibilidade de atuação no campo social. E isso é muito positivo", avalia Anna Peliano.

A Pesquisa procurou investigar, também, a percepção dos empresários sobre o seu papel na realização de ações voluntárias em benefício das comunidades. A grande maioria (78%) acredita que é obrigação do Estado cuidar do social e que a necessidade de atuar para as comunidades é maior hoje do que há alguns anos (65%). Há, portanto, uma compreensão, no mundo empresarial, de que a atuação privada não deve substituir o poder público, tendo um caráter muito maior de complementaridade da ação estatal.

Um comentário:

kierian loans disse...

Olá
Eu sou o Sr. Kierian Johns . um emprestador do empréstimo privado e nós dar empréstimo a taxa de juros de 3% , eu oferecer empréstimos a pessoas físicas e jurídicas ou grupos de pessoas que são financeiramente para baixo.
É uma oportunidade financeira à sua porta passo hoje e obter uma visão rápida de crédito lá.
Há muitas oportunidades de financiamento e ajudar em todos os aspectos e ainda não pode casar. Mas é uma oportunidade financeira na porta, ea estação seca , e não pode perder esta oportunidade única.
Você precisa de ajuda financeira? Você precisa de um empréstimo para expandir o seu negócio? Você precisa de um empréstimo para iniciar um negócio em grande escala ? Você precisa de um empréstimo que pode mudar sua vida e seu status financeiro atual ?
Você precisa de um empréstimo urgente ou de emergência para colocar as coisas no lugar certo ? Então não procure mais, porque o seu empréstimo sonho é à sua porta passo hoje.
O serviço é prestado a particulares, empresas e homens de negócios
fêmeas . O montante de crédito disponível na faixa de US $ 1.000,00 a US $ 500.000.000,00 ou sua escolha
 
I dar empréstimos para o projeto , negócio, impostos , contas e muitas outras razões , nosso empréstimo são fáceis e * censurado * Para mais informações entre em contato conosco pelo e- mail: kierianloans@yahoo.com
 
FORMULÁRIO DE PEDIDO DE EMPRÉSTIMO
================================
Nome : ...................
Segundo Nome : ..................
Contato Endereço: .................
Idade: ..........................
Sexo : ....................
Telefone : ..............
Estado Civil: .................
Ocupação: ...............
posição : .................
renda mensal : ..............
Valor do Empréstimo : .................
Finalidade do empréstimo : ...............
duração : ....................
País : ....................
Candidatou-se para o empréstimo antes: ............
você entende Inglês : .................
 
Algumas FAQs respondidas ( Frequently Asked Questions)
Temos uma forma simples para que você preencha a aplicar para um empréstimo . preenchê-lo e enviá-lo para mim. O pedido abrange os tópicos abaixo .
* Autorização * Informações tomador de crédito
1 . Qual é a taxa de juros? A taxa de juros depende do projeto. A taxa é de 3% de taxa de juros mensal de juros apenas anual a pagar.
2 . Será que minha matéria de crédito? não
3. Onde você empréstimo? Nós empréstimo Worldwide
4 . Quanto tempo leva para financiar ? Depois de submeter o pedido de empréstimo , você pode esperar uma resposta preliminar menos de 24 horas e de financiamento dentro de 72-96 horas após o recebimento da informação de que precisamos de você.
5. Quanto vai ser os meus pagamentos ? Que será calculado para você e enviada para você em um cronograma de reembolso junto
com os termos do empréstimo.
Estamos ansiosos para uma relação comercial mais forte com você,

Mr Kerian Johns . M. D.