sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Projeto RSC na Escola

Dentre todos os projetos em desenvolvimento pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, o Projeto RSC na Escola é o de maior prioridade.

Para refletir nossa intenção com este Inovador Empreendimento Social, utilizamos uma frase do saudoso Ayrton Senna: "Se você quiser mudar alguma coisa, é pelas crianças que se deve começar, através de sua educação".

O Projeto RSC na Escola foi aprovado pela CENP - Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Educação de São Paulo e apartir do 2º SEM/2006 já estaremos utilizando-o, como matéria inter-disciplinar, inicialmente nas Unidades Escolares da Diretoria Regional de Ensino de Campinas num total de 20.000 alunos presentes em 40 escolas e já contamos com o apoio financeiro da Caixa Econômica Federal, Instituto Robert Bosch e Adere Adesivos.

O Projeto RSC na Escola tem como objetivo inserir, no contexto escolar, os fundamentos da Responsabilidade Social Corporativa em toda a sua amplitude (ética, cidadania e responsabilidade social e ambiental) em função dos "estudantes de hoje serem os empresários, executivos e funcionários das empresas de amanhã e são eles que vão Mudar o Mundo!". Além disso, a Visão de nosso projeto é contribuir para a formação de "Adultos-Cidadãos" e "Líderes Socialmente Responsáveis".

A base deste projeto é o Livro RSC Adolescent - Responsabilidade Social Corporativa (http://www.eticanosnegocios.org.br/pdf/rsc_adolescent.pdf) elaborado para os jovens do Ensino Médio e em vários de seus temas são indicados "Sites Interessantes" para que os estudantes acessem, naveguem e conheçam o exemplar trabalho de empresas, órgãos governamentais e ONG´s.

Possuímos também, materiais para o Ensino Fundamental II - 7ª e 8ª séries (Livro RS Teen) e para as crianças do Ensino Fundamental I e II (1ª a 4ª - 5ª e 6ª séries) uma História em Quadrinhos que terá como personagem principal o Ético, o ET legal (http://eticanosnegocios.org.br/etico/).

Vale a pena destacar que instituições que fomentam a responsabilidade social em outros países da América Latina, integrantes do FORUM EMPRESA (www.empresa.org) desejam desenvolver o Projeto RSC na Escola em suas respectivas nações. Em função disto, já definimos, em recente reunião em Brasília, com a presença de representantes da Assessoria Internacional do Ministério da Educação e também da ABC - Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores os próximos passos para que o Governo brasileiro indique e fomente nosso projeto entre várias outras nações.

Nenhum comentário: