sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Seja um Trainee

Para tentar ajudar os atuais e futuros universitários em busca de sua primeira experiência profissional, selecionamos abaixo algumas das principais perguntas e respostas a respeito das atribuições conferidas a um trainee. O que é ser trainee?
Trainees são jovens, em geral que ainda estão cursando o ensino superior ou recém-formados que, após um longo e bem estruturado treinamento, passam a ocupar posições técnicas e até gerenciais. Algumas empresas procuram para seus programas de trainees profissionais formados há dois ou três anos, enquanto outras ainda optam por recrutá-los nas faculdades. Em geral, a média de idade dos trainees varia entre 22 a 30 anos, e eles têm que possuir o domínio de pelo menos um idioma (estamos falando do espanhol e/ou francês, já que hoje em dia, o inglês é praticamente considerado língua obrigatória). Qual é a diferença entre um trainee e um estagiário?
O trainee não é um estagiário. Ele é um funcionário que irá participar de um programa estruturado de treinamento e desenvolvimento para que, em um curto espaço de tempo, possa assumir uma posição gerencial, ou seja, uma posição de liderança. É esperado que, no longo prazo, os trainees assumam posições como gerente sênior. Quais são os objetivos de um programa de trainee?
Estes programas em geral têm como estratégia permitir às empresas utilizar o trainee no suprimento de suas funções técnicas e gerenciais. O trainee é preparado para ocupar tanto um cargo técnico, de nível superior, quanto uma posição de chefia, como supervisor ou gerente. Algumas empresas que recrutam trainees para cargos técnicos, na verdade estão preparando-os para assumirem em breve postos de analistas.
Quais são as oportunidades para um trainee?
Ele terá um relacionamento com praticamente todos os setores da empresa, podendo compreender e interagir com a cultura da organização, além de aprender conceitos e linguagem profissional, aprofundar seu conhecimento sobre o negócio (estratégias, mercados, tecnologia, clientes e consumidores, etc). Ele ainda poderá trabalhar em mais de uma área profissional, diferente da sua área final de trabalho (o objetivo aqui é não somente ampliar a compreensão geral do negócio, como também fazer com que você entenda melhor as necessidades de clientes e fornecedores) e também trabalhar na área final para dar continuidade ao processo de aprendizado e adquirir a experiência necessária para que você consiga atingir uma posição de gerente. O tempo necessário para atingir esta posição depende de cada um; há a expectativa de que os trainees a conquistem em até dois anos. Como as empresas avaliam o desempenho dos trainees?
Dentre os diversos modos de avaliar se o desempenho do trainee é satisfatório ou ainda deixa a desejar, o livro "PROGRAMAS DE ESTÁGIOS E TRAINEES - Como montar e implantar" de Ricardo Luz (Editora LTR) seleciona sete, que são: 1) Maturidade (aceitação por parte do trainee de responsabilidade e capacidade de evitar atitudes impulsivas, ou seja, ter calma mesmo trabalhando sob pressão); 2) Qualidade dos trabalhos desenvolvidos; 3) Capacidade de relacionamento com outros trainees, com seus tutores e com os demais funcionários da empresa; 4) Comunicação (habilidade para expor persuasivamente suas idéias);
5) Flexibilidade (capacidade para adaptar-se às novas situações); 6) Capacidade de análise (dos problemas e encontrar soluções); 7) Liderança (capacidade para alcançar resultados através de pessoas).
Acesso o link: http://guiadoestudante.abril.com.br/aberto/tra/ e veja algumas das Grandes Empresas que têm PROGRAMA DE TRAINEE e faça sua inscrição.
Que Deus o ajude em sua busca!

Nenhum comentário: