quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Norma da Gestão do Desenvolvimento Sustentável

No dia 21 de agosto, o QSP - Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade (www.qsp.org.br) lançará no Brasil, em português, a primeira norma do mundo para a GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, a chamada BS 8900:2006.
As novas diretrizes ajudarão as organizações na construção de uma abordagem equilibrada e duradoura da atividade econômica, da responsabilidade ambiental e do progresso social.
A BS 8900 - Diretrizes para a Gestão do Desenvolvimento Sustentável, foi projetada para possibilitar que as organizações criem uma abordagem para o desenvolvimento sustentável que continue evoluindo e se adaptando aos novos desafios e exigências. A norma ilustra como as melhorias no desenvolvimento sustentável podem ser conseguidas através do fortalecimento das relações, do incremento da coesão interna, da construção da confiança, do estímulo ao aprendizado, e do gerenciamento dos riscos e oportunidades dentro da organização.
A nova norma dá diretrizes sobre as opções para o gerenciamento da sustentabilidade, através do balanceamento entre o capital social, ambiental e econômico do negócio, tendo em vista a melhoria contínua do desempenho e a "accountability" das organizações.
Ela se propõe também a ajudar as empresas a fazer a conexão entre as normas existentes relacionadas ao tema (como, por exemplo, a série ISO 14000, as diretrizes GRI e a AA1000), além de contribuir no processo mundial de elaboração da futura norma ISO 26000 de Responsabilidade Social.
Conheça a íntegra da BS 8900 no link www.qsp.org.br/indice_bs8900.shtml

Nenhum comentário: