quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Responsabilidade Social: Preocupação Central de Executivos e Investidores

Segundo um estudo publicado este mês pela Oracle Corporation e pela Economist Intelligence Unit (braço de informações de negócios do The Economist Group, editora da revista The Economist), 85% dos executivos e investidores classificam a Responsabilidade Social Corporativa como uma preocupação central em suas decisões de investimentos.

Esse resultado é quase o dobro do percentual identificado cinco anos atrás, o que demonstra o aumento da importância que os executivos atribuem à Responsabilidade Social.

O estudo “A Importância da Responsabilidade Corporativa” entrevistou 136 executivos de diversos setores e 65 investidores, com o objetivo de examinar a influência da responsabilidade social na comunidade de negócios global.

Três aspectos críticos da Responsabilidade Social Corporativa para os EXECUTIVOS entrevistados foram: comportamento ético dos profissionais, boa governança corporativa e transparência nas negociações.

Para os INVESTIDORES INSTITUCIONAIS, a transparência nas negociações corporativas foi ainda mais importante. Um total de 68% disseram ser esse um dos três aspectos mais importantes para a responsabilidade corporativa, seguido dos altos padrões de governança corporativa (62%) e comportamento ético dos profissionais (46%).

Além disso, 84% dos executivos e investidores entrevistados sentiam que práticas de responsabilidade corporativa poderiam afetar positivamente os resultados de uma empresa.

Os resultados dessa pesquisa também fornecem uma visão realista dos desafios e obstáculos da criação, administração e medição dos programas de responsabilidade corporativa e das responsabilidades dentro das organizações.

A maior presença da Responsabilidade Social Corporativa nas operações diárias está sendo atribuída a vários fatores, tais como: a perda de confiança em grandes corporações, a globalização dos negócios, o movimento em direção à governança corporativa, a ascensão da importância de fundos socialmente responsáveis e as pressões competitivas.

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