segunda-feira, 2 de julho de 2007

Um exemplo de Ética nos Negócios

O programa Aprendiz 4 – O Sócio, veiculado na Rede Record de Televisão e apresentado pelo publicitário Roberto Justus acabou sendo, sem dúvida alguma, o melhor até aqui.

Primeiro, em função do desempenho do próprio apresentador, que a cada temporada, foi deixando de lado um perfil americanizado, inspirado em Donald Trump, para emergir o próprio Roberto Justus, trazendo consigo suas irrefutáveis qualidades tanto do homem como do empresário.

Segundo, pelo escopo do programa que ao invés de selecionar um novo colaborador para o Grupo Newcomm, deu oportunidade para um empreendedor conseguir viabilizar ou potencializar seu sonho através de um sócio competente, de imensa credibilidade, respeitabilidade, conhecimento e recursos disponíveis para investimento.

Parabéns! Que venha o Aprendiz 5, mas desta vez, Roberto Justus busque um novo sócio para um excelente Empreendedorismo Social e assim, tenhamos no país mais uma Instituição do Terceiro Setor contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Esta é a nossa sugestão!

Não poderíamos deixar de registrar também o grande exemplo de condução íntegra dos negócios ocorrido numa das salas de reunião que, diferentemente das demais, acabou demitindo dois participantes de uma só vez! Um deles, por fazer menção em se valer de uma atitude nada nobre, nada ética, que visava a prática de suborno para conseguir cumprir os objetivos e ganhar a tarefa, e a do próprio líder da equipe que ficou passivo diante de tamanho disparate.

Lamentavelmente, comportamentos desse tipo estão enraizados na cultura brasileira de levar vantagem em tudo, descrita na Lei de Gérson e seguida à risca por algumas empresas, por inúmeros brasileiros e por uma grande parcela dos políticos deste nosso sofrido e dilapidado país.

Vale a pena você ver ou rever o final deste episódio. Aperte o play!

  • Para saber mais sobre este episódio acesse o Youtube do Bruno de São Paulo

Nenhum comentário: