segunda-feira, 9 de julho de 2007

Ele chegou...

Entre desconfianças, elogios e duras críticas, o Simples Nacional, instituído por intermédio da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, entrou em vigor no páis.

Para as entidades integrantes do Fórum Fisco Nacional, o Simples Nacional trará prejuízos e problemas, em virtude de facilitar a sonegação de tributos, a lavagem de dinheiro e a criação de empresas fantasmas; precarizar direitos trabalhistas e previdenciários; reduzir direitos do trabalhador como o FGTS (redução de 8% para 4%); colocar em risco a vida e a saúde da população; fragilizar o consumidor; trazer riscos para a previdência social pública; proporcionar a quebra do pacto federativo; perda de arrecadação para estados mais pobres e municípios; caos urbano; e o Novo Refis desrespeita ao bom contribuinte.

Diferentemente, para o governo federal, o popularmente conhecido Super Simples, tem por objetivo agilizar e unificar o recolhimento de impostos da União, Estados e Municípios e beneficiar empresas com faturamento anual de até 2,4 milhões e assim, contribuir para o crescimento econômico sustentável do Brasil.

Porém, milhares de micro e pequenas empresas espalhadas pelo país não poderão aderir a este novo sistema de tributação.

Tomamos por exemplo, o Estado do Rio de Janeiro que divulgou ter mais de 150 mil empresas impedidas de aderir ao Super Simples, sendo que 119.486 têm pendências com a Fazenda, 28.106 estão inscritas na dívida ativa do estado e 10.617 fazem parte dos dois casos. Além disso, nos últimos 12 meses, apenas 61% das empresas fluminenses pagaram o ICMS todos os meses.

O secretário de Fazenda do município do Rio, Francisco de Almeida e Silva, afirmou que a Prefeitura vai perder R$ 100 milhões anuais de arrecadação com a entrada do novo regime, que abrange 60.000 empresas na cidade, mas espera compensar isso com a legalização de empresas informais.

O tempo vai demonstrar se o micro e pequeno empresário brasileiro será beneficiado com o Super Simples ou se isso será mais um engodo governamental.

- Saiba mais sobre o Super Simples no Último Segundo e sobre todas as mudanças neste link

5 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente as empresas do setor de serviço que são, segundo o SEBRAE, as que MAIS geram empregos, ficaram defora do Simples. As poucas que conseguiram entrar não escaparam de pagar Adicional do INSS sobre a folha de pagamento que pode chegar a 27%, um absurdo.

Pior de tudo é saber que o novo Simples foi gerado no Sebrae.
É mais garantido ganhar dinheiro na bolsa do que ser empresário neste país.

Anônimo disse...

Esse novo simples é um engodo nacional! A forma como foi implantado é desastroza, o governo demorou 6 anos para concluir essa nova lei e deu um mês para as empresas fazerem todos os cálculos e optarem pelo novo sistema! Simplesmente ridículo, só nesta república das bananas mesmo, onde o povo recebe salário família e em troca dá popularidade de mais de 60% para um presidente demagogo...

Anônimo disse...

Nossa,estou perplexa de totalmente insatisfeita com tudo isso vendo de uma maneira SIMPLES antes eu pagava 430,00 (com dificuldades para manter em dia) de INSS hoje recebi uma guia no valor de 1.700,00 MEU DEUS ESTE VALOR É PRATICAMENTE O VALE DOS FUNCIONÁRIOS VEJA BEM SENHOR PRESIDENTE OQ ACHA QUE DEVO FAZER??? PAGO O SALARIO DOS MEUS FUNCIONARIOS QUE JAMAIS ATRASEI OU FALTEI .....OU PAGO ESSE VALOR ABSURDO E RIDICULO E TOTALMENTE INACEITAVEL ????? AH SEM CONTAR QUE ISTO É PORQUE SOMOS EMPRESA ME QUE JA DIZ TUDO NÉ M I C R O E M P R E S A ....SERA MESMO QUE AS PESSOAS QUE TRATAM DESTES ASSUNTOS SABEM MESMO QUAL A REAL E VERDADEIRA SITUAÇÃO E L U T A DOS MICROEMPRESARIOS AHHH EU ACHO QUE NÃO COMO DIZ UM FAMOSO JORNALISTA A C O R D A . P R A . R E A L I D A D E......

Anônimo disse...

Realmente um absurdo o que fizeram com as micro empresas prestadoras de serviço. Agora temos que pagar além do INSS que era descontado dos funcionários, mais 23% sobre a folha de pagamento!!! É mais uma palhaçada do desgoverno LULA. Bando de incompetentes, e ainda querem diminuir o emprego informal!! Vou demitir meus 3 funcionários e fechar as portas, não dá mais! Nunca mais dou emprego para ninguém!! Tive um aumento de 300% no recolhimento de INSS. Super Simples o Cacete!!!!!

Anônimo disse...

É uma Palhaçada esse Super Simples, devia se chamar Super Complicado... para mim isto é uma tentativa para falir todas as prestadoras de serviço e fazer-nos, todos, dependentes do estado.

Nós empresários temos que se organizar e exigir a revogação desse absurdo!

Como represária não irei mais recolher os impostos. Irei fechar a empresa e vou para o informal novamente. É uma pena!