sexta-feira, 27 de julho de 2007

O Brasil é medalha de bronze!

Excluindo o injustificável estouro do orçamento inicial proposto pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), fazendo com que o país consumisse a cifra estratosférica de R$ 4 bilhões para sediar os Jogos Pan-americanos, não podemos negar que o Brasil vive um momento mágico e histórico, protagonizado por nossos atletas.

Já batemos o recorde de medalhas de ouro, superamos a marca de 100 medalhas conquistadas e estamos brigando, medalha a medalha, com a forte delegação do país de Fidel Castro pelo segundo lugar nos Jogos, ficando a liderança com a delegação ("au concour") dos EUA.

Mesmo o fato levantado por muitos especialistas de que os países desenvolvidos, há várias edições do Pan, levam suas equipes "B' ou "C" para esta disputa das Américas e isso reduz o nível técnico do evento, nenhum desses comentários é suficiente para tirar o brilho e diminuir nossa torcida pela conquista de cada medalha e a emoção de ouvir o hino nacional no topo do pódio dentre os mais de 5.000 atletas dos 42 países participantes.

O Brasil também conquistou uma importante medalha! Somos bronze quando o assunto é reciclagem de plásticos (PET: frascos e garrafas para uso alimentício, filmes para áudio e vídeo; Pead: embalagens para detergentes e óleos automotivos, sacolas de supermercados e tampas; e PVC: embalagens para água mineral, óleos comestíveis, maionese, sucos e remédios).

Essa conquista foi marcada pela elevação do índice de reciclagem de 17,2% em 2004 para 19,8% em 2005, colocando o país como terceiro no ranking mundial, atrás somente da União Européia com taxa média de reciclagem de 17,8% e da líder Alemanha com 32,1% (observação importante: os plásticos levam mais de 500 anos para se decompor na natureza).

Estas informações constam da recente pesquisa encomendada pelo Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (PlastiVida), indicando que a reciclagem de plásticos no Brasil saltou de 360 mil toneladas em 2004 para 455 mil toneladas em 2005, representando um aumento de 26%.

A reciclagem é mantida pelas Coletas Seletivas de Lixo e pelo processo de EcoEficiência conduzido por inúmeras empresas responsáveis, contribuindo não só para a preservação e conservação do tão castigado Meio Ambiente, mas especialmente, com a inclusão social, haja vista que existem mais de 500 mil empresas recicladoras no páis, gerando emprego e renda para mais de 17 mil famílias brasileiras.

- Saiba mais:

- Conheça também:

Nenhum comentário: