segunda-feira, 16 de julho de 2007

Tecnologia, Transparência e Responsabilidade

Temos acompanhado o impressionante desenvolvimento das novas tecnologias, a inevitável convergência e o crescimento vertiginoso das ferramentas disponíveis na internet as quais acabam criando e gerando enorme interatividade e sinergia no ambiente virtual, como é o caso do MSN, Orkut, Youtube, Skipe, Second Life e da gigantesca blogosfera.

Para o Mundo Corporativo, este novo ambiente se traduz em agilidade, aumento de produtividade e melhoria dos resultados. Contudo, as empresas nunca estiveram tão expostas como agora. E, esta exposição, fará com que haja um significativo aumento da transparência, da integridade e da Ética nos Negócios para satisfazer os milhões e milhões de stakeholders que utilizam a rede mundial de computadores.

Realmente, são novos tempos para as empresas!

E, esta assertiva é de fácil constatação. Semana passada, recebemos duas mensagens tratando de fatos isolados, mas comuns entre si, envolvendo o ABN AMRO Bank, controlador do Banco Real, e a Volkswagem do Brasil.

Uma das maiores montadoras de veículos do planeta teve um suposto esquema de corrupção interna estampado no Blog Notícias da VW. O blogueiro-denunciante revela, com riqueza de detalhes, uma suposta fraude envolvendo o serviço médico da companhia e praticada por um grupo de funcionários.

Como sempre procedemos, o CEO da VW do Brasil, Thomas Schmall, foi procurado e a diretora de assuntos corporativos e imprensa, Junia Nogueira de Sá, nos enviou a seguinte mensagem:

Nota à opinião pública (11/07/2007)

A Volkswagen do Brasil tomou conhecimento de um e-mail que está sendo divulgado por meio da internet, com o título “Denúncia muito importante”. Trata-se de denúncia anônima e aparentemente apócrifa, repleta de informações com pouca verossimilhança. A direção da empresa já iniciou, por meio de seus canais competentes, o exame desse assunto, que está sendo feito em caráter de urgência. Se e quando apurada alguma verdade nessa suposta denúncia, a Volkswagen do Brasil voltará a manifestar sobre ela.

Já o Banco Real teve uma notícia publicada por um dos colunistas do jornal O Estado de São Paulo sobre os vídeos disponibilizados no Youtube contendo denúncias de clientes que se sentem enganados e lesados pela Tokio Marine Seguradora (Real Seguros).

Até a publicação deste post, o CEO do Banco Real, Fabio Barbosa, não havia se pronunciado a respeito deste assunto.

Mas, algo tem que ficar muito claro...

"Estas novas ferramentas só trarão resultados positivos para todos, se forem usadas com consciência e responsabilidade"

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