segunda-feira, 30 de julho de 2007

Só vai levar 18 segundos!

No início dos anos 2000, vivemos o apagão elétrico e o governo impôs aos cidadãos e cidadãs a missão de economizar energia elétrica nas residências de todo o país, caso contrário, os brasileiros teriam que suportar punições financeiras cobradas na própria fatura da concessionária de energia.

Com isso, várias atitudes simples foram tomadas, dentre elas: desligar e encostar o freezer, passar as roupas da família uma vez por semana, reduzir o tempo no chuveiro, ligar o ventilador ao invés do ar condicionado e também trocar as lâmpadas convencionais pelas chamadas "lâmpadas econômicas".

O racionamento passou, mas muitas famílias se adaptaram a esta realidade e continuam até hoje economizando energia elétrica.

Agora, em tempos de mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global, uma organização não-governamental nasceu - no país mais poluidor do planeta - com a missão de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa (GEE) em especial o famigerado CO² (dióxido de carbono), através do movimento 18 Seconds (18 segundos em português) que tem o apoio do gigante da internet Yahoo.

De acordo com a 18Seconds.org, 18 segundos é o tempo necessário para trocar uma lâmpada (irresponsável) convencional por uma lâmpada (ecologicamente correta) econômica.

Sob o slogan “Troque a lâmpada. Troque tudo” esta iniciativa já contabiliza mais de 68 milhões de lâmpadas trocadas nos EUA e com esta simples mudança de comportamento, deixou de ser despejado mais de 30 milhões de toneladas de CO² na atmosfera gerando uma economia de US$ 2 bilhões.

Os argumentos abaixo são utilizados pelo 18Seconds.org para conscientizar os internautas americanos sobre as vantagens de se utilizar as lâmpadas econômicas. Veja que interessante:

  • As residências tem, em média, entre 10 a 20 lâmpadas
  • As lâmpadas são responsáveis, em média, por 20% dos gastos com energia elétrica
  • Apenas 10% da energia é utilizada pelas lâmpadas convencionais para iluminar os ambientes e os demais 90% são desperdiçados com a geração de calor
  • Por produzirem 70% menos calor do que as lâmpadas convencionais, as econômicas resultam na menor utilização de ar condicionados e ventiladores.

Então, não vale a pena trocar suas lâmpadas convencionais? Além de sobrar mais dinheiro em seu bolso, você estará contribuindo para combater o aquecimento global com a diminuição da quantidade de energia gasta para manter sua casa ou escritório.

Participe! Só vai levar alguns segundos!

Nenhum comentário: