quinta-feira, 26 de julho de 2007

Nestlé fala sobre maquiagem de produtos

No último dia 11, publicamos o post Nestlé é acusada por maquiagem de produtos com a informação de que a subsidiária brasileira da maior indústria alimentícia do planeta está sendo acusada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça (MJ) por reduzir o peso de 44 produtos - nas categorias biscoitos, cereais, alimento infantil, chocolates em barra, sorvetes e rações - sem avisar previamente os consumidores, como determina o Código de Defesa do Consumidor.

Naquela oportunidade o CEO da Nestlé, Ivan Zurita, foi procurado pelo Blog Ética nos Negócios, mas até a publicação do referido post, não havíamos recebido o seu posicionamento.

Esta semana, fomos contatados pelo diretor Humberto Maccabellli que, gentilmente, nos enviou e-mail com o pronunciamento oficial da Nestlé Brasil Ltda sobre este processo administrativo instaurado e conduzido pelo DPDC.

Conheça a íntegra da mensagem:

"A Nestlé, na linha de sua postura de respeito ao Direito do Consumidor, sempre atendeu e atende a todas as exigências legais aplicáveis à rotulagem e embalagem de alimentos, em especial, àquelas que se referem à alteração de peso de produtos, quando isto ocorra. No caso específico do processo administrativo instaurado pelo DPDC, com relação a alguns de nossos produtos, estamos conscientes de que, ao adotarmos tal procedimento, o fizemos, seguindo fielmente todas as determinações exigidas pela legislação em vigor. Cumpre esclarecer que muita vezes a redução de peso de um produto é necessária, em função das exigências do próprio mercado consumidor e da prática da concorrência. A Nestlé é uma empresa que está no Brasil há mais de 86 anos e distingue-se pelo respeito que têm ao consumidor e também pelo fato de ter sido a pioneira no Brasil, na implantação do serviço de informação e atendimento ao consumidor”

- No dia 02/08 a Nestlé foi multada em R$ 591 mil pelo DPDC

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