terça-feira, 3 de julho de 2007

O poder dos bancos...

Os juros são apontados como uma das principais causas para o baixo crescimento econômico do Brasil, pois acabam sufocando o setor produtivo, ou seja, as empresas! E, são elas, as grandes responsáveis pela composição do PIB nacional.

Esta situação também tem reflexos negativos no bolso de todo cidadão que, excluindo os consumistas, necessita “financiar” a sobrevivência de sua família através do cheque especial, do empréstimo pessoal e do cartão de crédito.

E, neste quesito o Brasil é líder mundial porque possui os juros mais altos do planeta e o principal motivo disso é o financiamento crescente da dívida pública existente em todas as esferas do governo (federal, estadual e municipal) em razão, especialmente, da má administração dos gastos públicos e pelos gigantescos desvios de recursos praticados pelos Inimigos do Brasil, os corruptos.

Com o advento da globalização, os bancos ficaram ainda mais fortes e passaram a ser destacados como uma das organizações mais poderosas do mundo. Entretanto, em nenhuma outra nação eles conquistaram a importância como aqui no Brasil.

De acordo com a tradicional revista Fortune, a edição 2006 do Global 500 que aponta as quinhentas maiores empresas em atuação no mundo - tendo como base o faturamento anual - apenas o Brasil, do total de 31 países que aparecem neste ranking, apresenta 3 bancos entre as 4 maiores empresas.

A empresa com maior faturamento no país é a estatal Petrobras, seguida pelas instituições financeiras: Bradesco, Banco do Brasil e a holding do Banco Itaú.

Além disso, os bancos que atuam por aqui estão entre as empresas mais rentáveis e as que apresentam os melhores resultados financeiros e isso não reflete somente a excelência na gestão, mas sim, o benefício dos juros mantidos nas alturas pelo próprio governo, o maior interessado.

Entramos no século XXI com inflação de primeiro mundo, mas o governo brasileiro mantêm os bancos nos anos 80...

Um comentário:

Anônimo disse...

coloca o "botão" do facebook para nós podermos curtir o blog.
Muito bom o artigo e infelizmente essa é a nossa realidade.