sexta-feira, 10 de agosto de 2007

O poder dos consumidores

Clientes e consumidores são os responsáveis pela existência de qualquer empresa. Somos nós que concedemos o direito delas operarem como também temos o poder de fazer com que elas fechem as suas portas!

Esta consciência tem ganhado força em todo o mundo. A sociedade está muito mais atenta em relação às empresas e estas muito mais expostas (veja o post Tecnologia, Transparência e Responsabilidade).

Os chamados stakeholders estão de olhos bem abertos, não só em relação aos resultados econômicos e financeiros das empresas, mas principalmente, como o sucesso empresarial foi conquistado, como as questões envolvendo a responsabilidade social foram tratadas, os cuidados na preservação e conservação do meio ambiente e os caminhos que estão sendo trilhados na busca da sustentabilidade.

As empresas sabem disso e estão mudando até suas ações as quais estão ficando cada vez mais próximas do alardeado discurso empresarial, diminuindo assim, o abismo entre a Ética, o Discurco e a Ação.

Este fato é comprovado pela operação chinesa do líder global do mercado de fast food, o McDonald's.

Este mês, foi anunciado um aumento salarial a 95% dos mais de 50.000 empregados dos 815 restaurantes da rede McDonald's instalados em todo o território chinês.

Tudo começou em março deste ano, após denúncia publicada em jornal, acusando o gigante alimentício de explorar seus trabalhadores com o pagamento de salários inferiores ao salário mínimo. Concorrentes como o KFC (Kentucky Fried Chicken) e Pizza Hut também eram adeptos desta prática que foi confirmada após investigação conjunta do Ministério do Trabalho e do ACFTU (Sindicato Único da China).

O McDonald's negou as acusações afirmando cumprir as Leis e regras locais, mas acabou cedendo e aumentando as remunerações de seus funcionários "numa tentativa de recuperar a imagem e confiança dos clientes", segundo declarou um porta-voz do ACFTU.

Este é o poder que está em nossas mãos, mas somente poderá ser exercido se, cada um de nós, o fizer com consciência e responsabilidade.

Confira também: O fascínio da marca McDonald's nas crianças americanas

6 comentários:

Juliane Dias disse...

São os colaboradores, funcionários, clientes, consumidores, que direta ou indiretamente interfira nas atividades gerenciais e de resultado de uma organização.
Porme a exploração e condições de trabalho inadequadas são realidades não apenas no McDonald's, mas também em qualquer outro tipo de serviço.

Juliane Dias disse...

São os colaboradores, funcionários, clientes, consumidores, que direta ou indiretamente interfira nas atividades gerenciais e de resultado de uma organização.
Porém a exploração e condições de trabalho inadequadas são realidades não apenas no McDonald's, mas também em qualquer outro tipo de serviço.

Flaviane de Oliveira Santana disse...

Satisfação e fidelização são obtidas através da boa relação entre cliente e empresa. Para que isso aconteça, as organizações devem estabelecer códigos de ética entre seus funcionários e clientes. Este pode ser considerado o primeiro passo para uma empresa ser socialmente responsável.

Wellen Karolyne Almeida Medeiros disse...

A fidelização deve ser um compromisso de toda empresa. Promover o relacionamento com os clientes deve fazer parte da cultura e missão das empresas, buscando manter a ética.

Luciana Flávia Valente Souza disse...

Atualmente não há mídia melhor do que um cliente satisfeito falando sobre os produtos de determinada empresa, hoje não basta vender produtos ao cliente, é necessário atendê-lo e satisfazê-lo de tal forma que ele passe a ser um “meio de comunicação”, propagando as qualidades e atributos do seu serviço ou produto, por isso tem grande poder sobre a empresa.

Débora de Castro Oliveira disse...

Hoje como é muito comum a pesquisa na internet para fazer compras de quaisquer que sejam os produtos ou serviços, um propaganda espontânea, positiva ou negativa, poderá trazer ganhos ou perdas inestimáveis. Afinal um cliente satisfeito pode até não trazer mais nenhum cliente, mas com certeza um insatisfeito irá afastar pelo menos 5 do seu produto ouserviço.