terça-feira, 7 de agosto de 2007

A maior empresa do mundo

As estimativas indicam que o faturamento anual desta empresa é de US$ 8 trilhões o que representa mais de 60% de toda a riqueza produzida pela maior economia do mundo, os EUA, e quase 20% do PIB Global que em 2006 bateu a marca dos US$ 47 trilhões.

São 14 milhões de consumidores em todo o mundo. Só no Brasil são mais de 850 mil com idade que variam dos 15 aos 64 anos.

Além de nosso país estar entre os maiores potenciais de consumo, acaba assumindo um papel extremamente importante na cadeia logística global, por que é passagem obrigatória para as entregas no oeste da África e Europa.

A produção mundial anual é iniciada através da plantação de sua principal matéria-prima em mais de 150 mil hectares espalhados pelos quatro cantos do mundo, resultando em cerca de 800 mil a 1000 toneladas de produto bruto. A fábrica da Colômbia é a líder em produtividade com 650 mil toneladas/ano.

O ramo de atividade desta companhia é o mais rentável do mundo do negócios, apesar de toda a perda na comercialização do produto final estimada em 25% da produção total e que ocorre em 80% dos países do planeta. Para você ter uma idéia, no ano de 2005 foram perdidas/apreendidas 271t (toneladas) na Colômbia, 175t nos EUA, 59t na Venezuela, 43t no Equador e apenas 16t no Brasil.

Infelizmente, esta analogia foi realizada com base nos dados do Relatório sobre Drogas no Mundo (World Drugs Report em inglês) elaborado pelo UNODC - Escritório contra Drogas e Crime da ONU.

Conheça a sinopse deste documento em português ou, se preferir, acesse a íntegra do relatório em inglês.

Nenhum comentário: