sábado, 11 de agosto de 2007

Pendura? Só com a carteira da OAB

Há exatos 180 anos, em 11 de agosto de 1.827, um ato do imperador Dom Pedro I criava os cursos jurídicos no Brasil.

Todos os anos, os proprietários de restaurantes convidavam os seus clientes-estudantes para comer no local, por conta da casa, em comemoração ao aniversário da data e ao respeito que a profissão merecia (e merece).

Com o passar dos anos e com a diminuição dos convites, os alunos de direito começaram a praticar aquilo que ficaria conhecido como o Dia da Pendura, isto é, todo dia 11 de agosto, acadêmicos do todo o país visitam bares e restaurantes, comem e bebem, e mandam pendurar a conta. E, geralmente, o resultado é um estágio de algumas horas na delegacia mais próxima!

Ocorre que, muitos futuros advogados, se sentem no direito de antecipar a festa e comemorar por vários dias antes da data do tal aniversário (e depois também) e sem o mínimo bom senso. Vale destacar que são mais de 1.000 cursos de Direito em todo o país.

Nesta semana, dois grupos de estudantes, um da renomada Faculdade de Direito do Largo São Francisco ligada a Univesidade de São Paulo (USP) e outro da não menos conhecida Fundação Getúlio Vargas (FGV) foram parar em delegacias de São Paulo. A primeira turma pendurou R$ 1.000 num hotel na região da Avenida Paulista e a segunda R$ 300 num restaurante do Shopping Eldorado.

Evidentemente, que tal prática nunca deu em nada! O máximo é ficar retido até a assinatura do boletim de ocorrência e esperar sentado durante todo o curso de Direito algum comerciante lesado entrar na Justiça para tentar ser ressarcido.

Queremos sugerir uma mudança...

Só poderão comemorar o Dia da Pendura os bachareis do Direito com carteira de Advogado e assim, além de reduzirmos bastante o potencial do prejuízo dos empresários do setor de bares e restaurantes em função do baixíssimo índice de aprovação no Exame da OAB, com certeza, pouquíssimos Doutores praticarão um ato nada ético e absolutamente ilegal.

Nenhum comentário: