quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Senado Federal entra para o Mundo Corporativo

Uma das características de uma empresa familiar é o comando do negócio passar de pai para filho. É muito comum nesse tipo de empresa a presidência ser ocupada pelo fundador e as diretorias executivas por seus filhos.

Um bom exemplo é o Grupo Gerdau, fundado em 1901 por intermédio de uma pequena fábrica na capital gaúcha e hoje conta com mais de 230 unidades industriais e comerciais, joint ventures e empresas coligadas. Sua presença se estende por 8 países da América Latina, além dos Estados Unidos, Canadá, Espanha e Índia.

Atualmente ocupa a 6ª posição no ranking dos maiores grupos nacionais, com faturamento total em 2006 superando os US$ 13 bilhões, cravando um crescimento de 6% sobre 2005. Além disso, é a 14ª maior empresa de capital aberto por valor de mercado (US$10.410 bilhões), possuindo ações também nas Bolsas de Valores de Nova Iorque, Toronto e Madri.

O Grupo Gerdau também é o 14º maior produtor de aço do mundo, com capacidade instalada de 20,2 milhões de toneladas/ano e líder nos segmentos de aços longos nas Américas, fornecendo produtos para setores como construção civil, indústria e agropecuária.

Até o ano passado, o CEO da Gerdau era o atual patriarca da família, Jorge Gerdau Johannpeter. Após anos atuando dentro do grupo, acumulando experiências e sendo cuidadosamente preparado, seu filho André Bier Johannpeter, assumiu o comando da Gerdau no início deste ano e Jorge Gerdau passou a ocupar a cadeira de presidente do Conselho de Administração.

Casos assim, são comuns no mundo dos negócios. Mas, não poderíamos imaginar que situação semelhante ocorresse dentro do Senado Federal (S/A).

Em julho passado, o país perdeu um dos políticos mais polêmicos de nossa história, Antonio Carlos Magalhães, o ACM. Filho de médico, seguiu a carreira do pai se formando com 24 anos, mas dois anos depois, entrou para a vida pública e nunca mais saiu. Durante décadas como político profissional, construiu um verdadeiro império econômico na Bahia.

No último dia 07, o suplente Antonio Carlos Magalhães Júnior, do partido Democratas (DEM), assumiu a cadeira (de CEO) no Senado Federal (S/A) deixada por ACM. Sim! ACM Jr., é filho de ACM e pai do ACM Neto, deputado federal no segundo mandato.

Antes de se tornar Senador da República, ACM Jr. era presidente da Rede Bahia de Comunicação - o maior grupo empresarial do Norte e Nordeste brasileiro, formado por 15 empresas, atuando nos segmentos de mídia, conteúdo e entretenimento (rádios, jornais, portal de internet, 6 canais de TV retransmitindo o sinal da Rede Globo), desenvolvimento de novos negócios, além do setor de construção civil – e também era professor da Universidade Federal da Bahia (UFB).

Sua experiência na política nacional se deu em apenas uma oportunidade, durante 19 meses, em 2001, quando ACM renunciou o mandato, para não correr o risco de perder seus direitos políticos, no episódio da violação do painel do Senado Federal (S/A).

Dizem que ACM Jr., apesar de ter nascido dentro da política, pois seu pai se tornou deputado quando ele tinha apenas dois anos, é avesso a política e nunca pensou em concorrer a qualquer cargo eletivo, mas como sucessor natural de seu pai no Senado Federal (S/A) não declinou de assumir está responsabilidade até 2.011.

Como diria Boris Casoy: Isto é uma vergonha!

Confira também:

. Entrevista do mais novo CEO do Senado Federal (S/A)

. Collor se afasta do Senado Federal (S/A) e primo assume

. Suplente de senador, vaga cobiçada

. Lei para disciplinar a suplência está parada há 12 anos

. Você sabe quem é o suplente do senador que você elegeu?

Um comentário:

Missao disse...

Uma Proposta SÁBIA & AGUAPÉ

Acreditamos que podemos construir, através da Soma de Esforços, uma Escola ÉTICA, voltada ao ensinamento / aprendizado SUTENTÁVEL, em todas as ÁREAS, em especial na Área da Produção Agropecuária que é a nossa principal VOCAÇÃO, certo que construiremos o Melhor Caminho de que necessitamos para promover o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.


NOTA: com a Soma de Esforços (UNIÃO) espero que muitos Cidadãos Brasileiros se tornem os SÁBIOS (AUTODIDATAS) da Mais Importante Etapa da História Brasileira por contribuirem para que o Povo Brasileiro aprenda a VOTAR com os “PÉS no CHÃO”, como, também, aprendam a participar das LUTAS NOBRES por um contínuo BRASIL MELHOR – o meu Candidato à Presidência / 2010 é o Sr. Mário de Oliveira, conheça-o através do link: http://www.mariooliveira.com.br/

Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

MISSAO TANIZAKI
Fiscal Federal Agropecuário
Bacharel em Química
missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
Equipe BR do AGUAPÉ
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR