quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Em qual mundo nossos filhos e netos viverão?

Durante décadas a expressão Desenvolvimento Sustentável (DS) ficou esquecida nos dicionários do mundo todo. Agora, com o aquecimento global a palavra que mais ouvimos é Sustentabilidade.

A impressão é de que o DS está presente somente no discurso de muitos governos e inúmeras empresas. Parece que as autoridades e executivos não querem ou ainda não sabem como crescer economicamente com desenvolvimento social e ambiental sustentáveis.

Os cientistas têm alertado... A mídia tem noticiado... Mas, na verdade, pouco tem sido feito em prol da redução das emissões dos gases de efeito estufa (GEE) para diminuir os efeitos do aquecimento global.

Será que ainda não são suficientes as terríveis e preocupantes previsões para um futuro próximo?

Nem a eminente escassez de água, o inevitável aumento da temperatura da terra, a desertificação acelerada, os degelos, a elevação do nível dos mares, a intensificação das tempestades e dos furacões, a extinção gradual e freqüente das espécies de animais, etc, etc, etc... É capaz de fazer o homem parar para refletir e agir antes que os danos à natureza possam ser irreversíveis e irreparáveis?

Como se não bastasse, um recente estudo elaborado por cientistas de várias instituições do Reino Unido e publicado na renomada revista científica britânica NATURE chama a atenção da comunidade internacional sobre mais um problema ocasionado pela emissão desenfreada dos GEE.

Essa pesquisa revela algo gravíssimo! Trata-se do acúmulo de ozônio superficial, o chamado troposférico, resultando no aumento da perda da capacidade das plantas de absorverem o CO2 (dióxido de carbono) em virtude dos poros das plantas ficarem obstruídos, potencializando, ainda mais, os efeitos negativos do aquecimento global.

Onde está a preocupação de nós adultos com as crianças que viverão neste mundo?

Onde foi parar o amor por nossos filhos e netos?

5 comentários:

Flaviane de Oliveira Santana disse...

A preocupação com o efeito estufa e suas consequências no mundo atual é uma questão que deve ser, sem dúvida, analisada com urgência. Atitudes de prevenção devem ser tomadas buscando a prática da ética como uma questão social também, onde o governo e nós cidadãos passemos a refletir e agir eticamente, já que essas atitudes envolvem uma questão moral de grande importância.

wellen karolyne Almeida Medeiros disse...

Trata-se do reconhecimento de uma qualidade que a natureza objetivamente possui: a de possibilitar e garantir a nossa sobrevivência física e o nosso desenvolvimento social.como meta a ser atingida para se garantir a sustentação da vida na terra.Ètica é a ilimitada responsabilidade individual por tudo o que existe e vive.

Juliane Dias disse...

A ética é o resultado de uma construção coletiva inconsciente, que estabelece o que é considerado aceitável nas relações entre o ser humano e seus contemporâneos, na preservação de sua história e na interação com as futuras gerações. Onde é pissiver perceber a existência de redes de pessoas livres - não só para construir suas vidas com dignidade, como para responder por suas escolhas.

Luciana Flávia Valente Souza disse...

Não existe possibilidade de ética se as pessoas se percebem como não-autônomas e, portanto, não-responsáveis por seus atos e omissões. A base de uma interação social saudável é a existência de redes de pessoas livres, não só para construir suas vidas com dignidade, como para responder por suas escolhas. O ideal seriam escolas que formasse cidadãos que se perguntam ao concluir os estudos: o que posso fazer agora por mim e pelos membros da minha comunidade?

Debora de Castro Oliveira disse...

O problema sustentável está na cultura que criamos, pois nem sempre queremos ser livres e autônomos. Preferimos, por vezes, apenas denunciar a falta de ética dos outros e eleger culpados por nossos problemas. Tratamos, neste sentido, qualquer proposta de desenvolvimento sustentável como algo que os outros devem fazer- urgentemente.