sexta-feira, 2 de março de 2007

A importância da Integradade Ética

De acordo com o Profº Silveira Bueno a palavra íntegro quer dizer: perfeito, reto, justo, inatacável. Já a palavra ético é definida como: relativo aos costumes, moral. Então, integridade ética pode ser resumida como retidão de comportamento.

O que mais nos chama a atenção é que esse mesmo estudioso do nosso idoma nos ensina que a ÉTICA é a “parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade”. Confesso que nunca havia lido nada parecido... É algo para refletirmos! Recentemente, publicamos duas matérias sobre ética e vale a pena serem vistas novamente. Uma delas é Os Tipos de Ética e a outra consta a nossa definição para a palavra ética citada no post Ética x Etiqueta.

Você pode notar... Nunca se falou tanto em ética como nos dias atuais. Queremos crer que a palavra ética está em evidência pelo fato de nos depararmos, enfrentarmos e assistirmos atitudes nada éticas praticadas por diversos atores de nossa sociedade, sejam eles: governos, empresas, instituições ou os próprios cidadãos e cidadãs, pois são estes que formam aqueles.

A integridade ética é uma qualidade extremamente importante em nosso dia-a-dia, especialmente em nossa vida profissional, pois as empresas valorizam essa virtude em seus colaboradores.

O Blog Ética nos Negócios contará com a presença de um ilustre convidado para falarmos um pouco mais sobre esse tema.

Ele tem 34 anos, casado, possui uma admirável formação acadêmica: graduado em Engenharia Civil (USP), pós-graduado em Administração de Empresas (FGV-SP) e mestrado em Economia (PUC-SP).

Sua carreira executiva se deu na área financeira com passagens por renomadas empresas, dentre elas: Banco Itaú, Christian Dior e Biosintética Farmacêutica. É sócio-fundador e professor da Central de Ensino, focada na preparação de profissionais graduados para as concorridas provas de pós-graduação em administração e áreas afins. Neste ano, passou a assinar a coluna de economia no site da Rádio Transamérica.

Um dos seus maiores desafios em sua carreira não foi no mundo corporativo, mas o que viveu durante o reality show da Rede Record, o Aprendiz 3, que oferecia uma excelente oportunidade em Nova York (EUA) na Wunderman. Sua participação também foi marcada por ele ser o primeiro nikkei nesse tipo de programa. Por isso que ele mesmo se considera um “samurai dos negócios”.

É isso mesmo! Estamos falando de Carlos Nakao. Ele não ficou com o emprego nos EUA, porém deve enorme destaque por sua postura ética durante todo o programa, confirmadas pelo próprio apresentador do Aprendiz 3, o publicitário Roberto Justus, presidente e CEO do Grupo Newcomm logo após proferir a celebre frase: Você está demitido!
Blog: Muito obrigado por aceitar nosso convite.
Carlos Nakao: Eu agradeço de coração ao Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios pela oportunidade de compartilhar minhas idéias e meus pensamentos.
Blog: Você pode nos contar como foi participar do Aprendiz 3? Fale sobre essa experiência.
Carlos Nakao: O Aprendiz 3 foi um enorme desafio que tive o privilégio de viver. Exigiu uma altíssima dose de auto-sacrifício, uma vez que abdiquei por mais de três meses de qualquer contato familiar, inclusive de minha própria esposa, para dedicar-me total e exclusivamente ao objetivo de buscar uma vaga na Wunderman. Foram três meses de confinamento absoluto, de muito trabalho e muito esforço. Devo dizer que senti um amadurecimento profundo em minhas atitudes durante e após o programa.
Blog: Quais foram seus maiores desafios? Quais os aprendizados que servirão para sua vida profissional?
Carlos Nakao: O maior desafio para mim, sem a menor sombra de dúvida, foi o desafio do confinamento. Para alguém ligado a família, viver por três meses sem este suporte pessoal foi terrível. Existe também o desafio da competitividade extrema entre os participantes, algo que aliado à convivência excessiva leva a situações dramáticas. Mas esta situação, ao menos para mim, é diminuta perante a perda da rede de contatos pessoais: família e amigos.
O principal aprendizado que tive com o programa foi à confirmação de que a luta pelos objetivos de forma honrada te propicia a vitória sempre, mesmo quando os resultados não são exatamente aqueles esperados.
Blog: Quais são as principais semelhanças e as diferenças entre o que se vive dentro do programa e aqui, no mundo empresarial?
Carlos Nakao: O mundo empresarial exige dedicação extrema tanto quanto o programa, porém te permite viver a família, os amigos e outros interesses tais como esportes e cultura. O programa exige sacrifício pessoal total, confinamento absoluto, e isto gera certo desequilíbrio psíquico em determinadas pessoas. Talvez não tenha ficado muito claro ao telespectador, mas na visão de quem acompanhou tudo de perto, foi nítida a percepção do desequilíbrio emocional de determinados participantes, que obtiveram desempenho muito aquém do almejado justamente pela ausência do contato com a família e amigos.
Blog: Seu maior destaque no Aprendiz 3 foi em relação a sua postura ética e moral que se manteve uniforme e inabalável durante todo o programa. Em sua opinião, qual a importância de um profissional manter, em todo o tempo e em qualquer situação, sua integridade ética?
Carlos Nakao: Acredito que o maior patrimônio do ser humano é o caráter. Não existe bom profissional sem caráter: ele pode eventualmente gerar resultados no curto prazo, mas no médio e longo prazo é devastador tanto para a empresa, quanto para a família e principalmente para a sociedade. Esta é a importância da postura ética em minha opinião. Ela é o maior patrimônio do homem.
Blog: Quais os benefícios e vantagens em conduzir sua vida profissional dessa maneira?
Carlos Nakao: Os benefícios desta postura são perceptíveis no longo prazo: uma vida profissional que gera satisfação e orgulho, um grupo de amigos que te respeita e admira pelo que você é (e não somente pelo que você tem) e uma família que te ama e principalmente te conhece, pois você não foi ausente nem omisso em nenhuma circunstância de sua vida. Ética para mim é isto: ser ao mesmo tempo profissional competente, positivo à sociedade e presente perante a família.
Blog: Você pode nos contar um dilema ético vivido por você durante sua carreira profissional, contendo a situação enfrentada, a decisão tomada e os seus desdobramentos?
Carlos Nakao: Em negociações junto a fornecedores - atividade muito comum na rotina de executivos - já recebi propostas de benefícios pessoais em troca de vantagens nas negociações. Sei que, se aceitasse estes benefícios pessoais, estaria lesando meu empregador. Por isso, minha decisão sempre foi a de jamais aceitar tais vantagens pessoais. O principal desdobramento desta atitude é o de que sou extremamente respeitado pelas inúmeras empresas e fornecedores que já tiveram oportunidade de negociar comigo. E dentro de mim, tenho o privilégio da consciência tranqüila.
Blog: Para finalizar, que conselhos você daria aos jovens e adolescentes que estão ingressando agora no mercado de trabalho?
Carlos Nakao: Sejam lutadores, aguerridos, corajosos e honestos. Ninguém nunca derrotou nem nunca derrotará uma pessoa honesta. Eu gosto de me lembrar, durante meu trabalho, que sou um homem honesto e corajoso. E este pensamento me ajuda a controlar meus medos e anseios.
Blog: Você quer comentar mais alguma coisa? Fique a vontade!
Carlos Nakao: Quando fui demitido do Aprendiz, disse que "o caráter do homem se revela nas coisas que ele termina". Esta frase não foi premeditada e veio de dentro do meu coração naquele momento. Nem mesmo eu entendi o porque dela surgir em minha mente naquele instante. Muitos me disseram que ela foi fatal em minha demissão. Hoje, quase seis meses após o final do programa, percebo seu significado. "O fim de grandes batalhas demonstra o caráter dos batalhadores. Ao mesmo tempo em que pressenti meu final naquela batalha, senti minha consciência feliz e honrada pelo trabalho bem feito. Realmente o homem honesto nunca é derrotado".
Blog: Queremos agradecer imensamente o Carlos Nakao por sua participação no Blog Ética nos Negócios. Esse fato foi motivo de satisfação para nós. Apareça sempre que quiser.
Carlos Nakao: Agradeço a todos do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios pela oportunidade. E honestamente, espero ser lembrado novamente em outras oportunidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante a entrevista. Bela idéia...

Anônimo disse...

Parabéns ao Carlos Nakao, pelo ótimo desempenho no Aprendiz