sexta-feira, 23 de março de 2007

O resultado final é sempre igual...

A equação acima, começou a ser construída em 2006 quando da oferta hostil da Sadia pelo controle acionário da Perdigão que na época, queimou três etapas previstas no novo estatuto da própria Perdigão, criado quando a empresa decidiu pulverizar seu controle acionário e passar para o Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

A operação completa foi estruturada pelo Banco Real ABN Amro que incluía um empréstimo ponte à Sadia de até R$ 4 bilhões em razão do valor da oferta para aquisição de 100% das ações da Perdigão ser superior a R$ 3,7 bilhões (Saiba mais sobre a tomada de controle hostil)

No mês passado a Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado americano (equivalente a CVM – Comissão de Valores Mobiliários do Brasil) puniu com pesada multa em dólar e proibição pré-determinada de atuação no mercado, o ex-diretor financeiro da Sadia por 12 anos, Luiz Gonzaga Murat Júnior e o ex-funcionário do Banco Real ABN Amro, pertencente ao time de fusões e aquisições, Alexandre Ponzio de Azevedo, por uso de informação privilegiada, o chamado insider trading, na negociação com ações da Perdigão no período da oferta hostil feita pela Sadia.

A punição realizada pela SEC levou a nossa CVM a iniciar procedimento administrativo com o objetivo de investigar outras pessoas envolvidas, haja vista que a própria Sadia informou, recentemente, que Romano Ancelmo Fontana Filho, sobrinho de Attilio Fontana, fundador da companhia, está envolvido neste caso, sendo esta a razão de sua renúncia do conselho de administração no final do ano passado.

Por vezes, as empresas preferem omitir a verdade dos fatos até onde é possível, por receio de que os atos errôneos praticados por seus colaboradores, se vierem à tona, possam arranhar sua imagem e reputação, mesmo sabendo que, todos nós, temos plena consciência de que nenhuma empresa está blindada contra esse tipo de situação, pois as empresas são formadas por pessoas e estas podem deixar sua integridade e honestidade de lado... Porém, uma coisa é certa, pode até demorar, mas invariavelmente, o resultado final é sempre a favor da Ética nos Negócios e, conseqüentemente, em benefício das próprias empresas!

Quer ver só? Acompanhe a construção dessa recente equação... Fique de olho em seus desdobramentos e confira depois o resultado, aqui antecipado.

Nenhum comentário: