terça-feira, 20 de março de 2007

CPFL: Exemplo de Ética, Transparência e Coragem

A história da Companhia Paulista de Força e Luz, a CPFL Paulista, remonta o inicio do século e se confunde com a trajetória de empreendedores paulistas como os seus fundadores em 1912 que iniciaram a tarefa de tornar realidade a iluminação das ruas, casas e a movimentação de motores, com a eletricidade gerada nas usinas hidrelétricas.

Depois de ter sido incorporada por um grupo norte-americano e anos mais tarde pelo Governo do Estado de São Paulo, a CPFL Paulista foi privatizada em 1997, durante o governo tucano de Mario Covas, através de leilão onde o consórcio VBC (Votorantim, Bradesco, Camargo Corrêa), a 521 Participações S/A e a Bonaire (empresa formada por fundos de pensão) adquiriu o controle acionário por R$ 3,014 bilhões em um dos maiores negócios do programa de privatização já realizado até hoje no país.

Seus novos acionistas iniciaram uma nova fase na empresa e nestes 10 anos muita coisa mudou... Até o nome... Hoje é a CPFL Energia S/A uma das maiores companhias privadas do setor elétrico brasileiro, atuante nos mercados livre e regulado.

Ao nosso ver, um dos passos mais importantes da nova gestão foi a elaboração do Código de Ética e de Conduta Empresarial da CPFL em 2001, tendo inclusive, sido amplamente disseminado e tema de atividades de reflexão entre os colaboradores através de "12 Seminários de Reflexão sobre Ética", com a participação efetiva de mais de 1.200 colaboradores diretos e de empresas prestadoras de serviços.

No final do ano passado, a CPFL Energia deu um novo passo em direção a excelência na integridade ética nos negócios, atualizando seu próprio Código de Ética e de Conduta Empresarial que tem por finalidade assumir ainda mais, efetiva e publicamente, seus princípios e diretrizes éticas e assim, contemplar os elementos essenciais que devem estar presentes nas relações das empresas do grupo com seus diferentes públicos: acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, concorrentes, governos, comunidade e sociedade (veja o sumário do código).

Esse instrumento é, sobretudo, um mapa de valores, um conjunto de grandes diretrizes, um referencial de conduta moral e ética para nortear as ações e decisões de todos os colaboradores, independente do nível hierárquico e a sua não observância, sujeitará à aplicação das punições previstas nas normas internas da empresa e na legislação brasileira, podendo, inclusive, levar a rescisão do contrato de trabalho. Além disso, num sentido mais amplo, a CPFL traz à luz suas próprias responsabilidades perante as comunidades, a sociedade e a cadeia de relacionamentos com o objetivo de explicitar seu posicionamento e, desta forma, contribuir para a construção de relações baseadas na confiança, na integridade e no respeito.

Mas, não é apenas isso, o grupo CPFL expressa seu compromisso com o cumprimento efetivo do seu Código de Ética e de Conduta Empresarial ao disponibilizar Canais de Acesso - que fazem parte do Sistema de Gestão e Desenvolvimento da Ética - para qualquer um dos stakeholders da CPFL fazer chegar ao seu conhecimento críticas, sugestões, denúncias e reclamações.

As Denúncias de Transgressões ao Código de Ética são valorizadas pela CPFL desde que não sejam vazias, conspiratórias ou vingativas e quando um profissional tiver conhecimento de fatos, dados ou situações que possam prejudicar a empresa, seus colaboradores ou demais públicos de interesse da companhia deverá fazer o relato aos órgãos competentes, sendo que não serão admitidas retaliações ou punições contra estes profissionais ou quaisquer pessoas que apresentem suas críticas, sugestões, denúncias ou reclamações.

O compromisso da CPFL é levado tão a sério que, além de destacar na página inicial de seu web site corporativo o Código de Ética, todos os seus consumidores estão recebendo suas contas de luz com a seguinte mensagem que se encontra em local de destaque:

Realmente, esse é um exemplo de atuação responsável, de ética e de transparência, mas acima de tudo, de coragem, pois somente as empresas que têm suas ações empresariais em linha com seu discurso corporativo, podem tomar uma atitude como esta!

Parabéns CPFL Energia e que mais empresas possam se juntar nesse compromisso e assim, conseguiremos construir, mais rapidamente, uma sociedade ética, consciente e sustentável.

2 comentários:

Anônimo disse...

Douglas, seu texto é uma copia quase exata do que aparece no site da CPFL. Isso pode ser tido como uma atitude nao-etica, ou estou delirando?

Douglas Flinto disse...

Prezado Observador,
É uma pena o senhor não ter se identificado para que pudéssemos enviar uma mensagem ao seu endereço eletrônico.
O post da CPFL visa, exatamente, incentivar outros empresários e executivos a elaborar e adortar um Código de Ética tão bom quanto o da CPFL. Por esta razão, fizemos questão de escrever muitas informações constantes do site da própria CPFL.
Se o senhor acessou nosso site verá a Pesquisa sobre Código de Ética realizada por nossa instituição. Diga-se de passagem a primeira do Brasil!
Ao nosso ver, nossa atitude está absolutamente correta e na verdade, estamos somente divulgando as boas práticas da CPFL que a identificam como uma empresa ética e socialmente responsável.
Seu anonimato é que nos parece não ser uma atitude mui digna!
Douglas Flinto
Instituto Ética nos Negócios
www.eticanosnegocios.org.br