terça-feira, 5 de junho de 2007

A Petrobras dá o presente... Pensando no futuro!

No Dia Mundial do Meio Ambiente a maior companhia em atuação no país e um dos melhores exemplos de empresa socialmente responsável dá um presente à natureza.

A Petrobras lança hoje o CEAP - Centro de Excelência Ambiental da Petrobras na Amazônia uma iniciativa que vai reunir a vanguarda tecnológica e o conhecimento científico ao compromisso com a responsabilidade social e ambiental necessários à atuação sustentável da companhia na região.

A implantação do CEAP tem relevância estratégica, a começar pela redução dos riscos associados a intervenções da indústria do petróleo na Amazônia. O CEAP também será um instrumento gerencial para as parcerias estratégicas da Petrobras na região, o que inclui universidades, instituições de pesquisa, órgãos governamentais, organizações não-governamentais e agentes econômicos.

Cerca de 30 projetos já em andamento fazem parte da carteira do CEAP, que terá investimentos superiores a R$ 500 milhões até 2012. Os projetos já iniciados reúnem em torno de 650 pesquisadores das diferentes instituições científicas, universidades e ONG´s. A idéia é que o CEAP contribua para a integração, cooperação e sinergia entre as diversas redes sócio-ambientais que já atuam na região amazônica, com reflexos positivos para outros centros e redes de excelência de dentro e de fora da Petrobras.

Conheça o resumo dos objetivos do Centro de Excelência Ambiental da Petrobras na Amazônia:

  • Fortalecimento do compromisso da Petrobras como empresa social e ambientalmente responsável.
  • Reconhecimento da companhia como liderança na atuação em ecossistemas complexos (florestas tropicais úmidas).
  • Aumento do investimento da companhia em ciência e tecnologia de forma sustentável.
  • Ampliação do relacionamento institucional da Petrobras com o meio acadêmico, poder público e demais organizações da sociedade e otimização das parcerias estratégicas com essas instituições na Amazônia.
  • Potencialização dos benefícios associados a intervenções da indústria do petróleo na região, com a conseqüente redução dos riscos.
  • Contribuição para o posicionamento geopolítico do Brasil em questões de soberania e implementação dos compromissos assumidos pelo país nas convenções internacionais de meio ambiente e desenvolvimento humano.

Nenhum comentário: