terça-feira, 26 de junho de 2007

Indiana Jones na Amazônia?

A trilogia original do filme Indiana Jones - O Caçador de Aventuras arrecadou US$ 1,1 bilhão nas bilheterias na década de 80 e agora, o quarto episódio da série já está sendo rodado nos Estados Unidos com previsão de estréia em maio de 2008.

Esta é a primeira foto do ator Harrison Ford, vinte cinco anos mais velho desde que atuou no primeiro filme, num momento de descanso durante as filmagens. Sua marca registrada é o tradicional chapéu que sempre foi fabricado pela indústria brasileira Chapéus Cury, com sede em Campinas/SP.

Mas, o Brasil também tem seu Indiana Jones. Seu nome é Dan Robson, um paulistano que desde 1.999, largou sua profissão de quinze anos para ingressar numa nova carreira, a de Eco Esportista. Desde então, começou a se dedicar as suas aventuras repletas de estudos sócio-econômicos, ciência e psicologia.

Foi aí que nasceu o Projeto Areias365 onde Dan percorreu em 365 dias 8.051km do litoral brasileiro a pé, indo do Chui (RS) até o Oiapoque (AP), visitando 90% das praias (encontre neste link os objetivos, a galeria de fotos, o ranking das mais belas praias, os trajetos, etc.)

Depois disso, vieram o Projeto Amazon-Bike, cruzando o país de Oeste a Leste em 71 dias pela precária Transamazônica utilizando a rodovia como um laboratório a céu aberto; o Projeto Petar61 ficando confinado durante 61 dias na caverna Alambari de Cima, no Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), próximo a divisa entre São Paulo e Paraná para pesquisar o comportamento humano em uma temperatura média de 18 graus e umidade superior a 100%, longe da luz solar e assim, acompanhar as diversas alterações no biorritmo humano; e não parou por aí não, Dan realizou mais 13 projetos-aventura (saiba tudo no site do Dan Robson).

Agora, o Indiana Jones do Brasil embarcou para mais uma super aventura com a principal finalidade de presenciar e registrar as mudanças climáticas na Amazônia. Trata-se do GreenUnion que tem como objetivo percorrer toda a Floresta Amazônica com um Fusca 76 onde Dan Robson e Leo Waack sairam de São Paulo e seguirão pelo litoral brasileiro até Belém do Pará, de balsa seguem em direção a Manaus subindo para Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia até o retorno em São Paulo - previsto para setembro - após percorrer 27.000 km.

Assista aos vídeos do Dan Robson neste link.

Nenhum comentário: