quarta-feira, 27 de junho de 2007

Um país que não cuida do seu futuro

O Banco Mundial (Bird) divulgou estudo comprovando o que todos nós já sabemos há séculos: a baixa escolaridade tem impacto direto sobre o desenvolvimento econômico do Brasil e faz um alerta sobre o gigantesco estrago social e econômico o qual, evidentemente, é resultado do descaso em relação aos nossos jovens que são o futuro de qualquer nação.

O banco divulgou o relatório Jovens em Situação de Risco no Brasil envolvendo dados não só em relação a baixa escolaridade, mas também sobre os demais riscos que acometem os nossos jovens (violência, gravidez precoce, aids, desemprego, abuso de drogas e álcool, etc) apontando que estes problemas, além de custar caro para o país acabam impactando negativamente no PIB com um decréscimo de 0,5 ponto percentual a cada ano, isso significa dizer que em uma geração (40 anos) o Brasil deixa de ganhar R$ 300 bilhões, o equivalente a 16% do Produto Interno Bruto.

O estudo demonstra que o número de jovens brasileiros que chegam ao ensino superior é o menor na América Latina e sentencia: "a baixa acumulação de capital humano permite antecipar uma futura geração que não será competitiva nem na região, nem no mundo”.

Para reduzir o número de jovens em risco, o estudo sugere como medidas gerais a criação de um ambiente de redução de riscos, com o fortalecimento de comunidades e famílias, investimento na primeira infância e na permanência na escola. Para os jovens já em risco, são defendidas ações individualizadas para reintegração e reabilitação, baseadas na família, e uma melhor coordenação entre os esforços sociais, como entre o governo federal, governos estaduais, sociedade civil, setor privado e comunidades. Notemos a importância que este estudo dá a família... Um dos pilares para a formação de todo cidadão!

Fica latente que o Brasil não está preocupado com seu futuro, porque deixa de lado a educação e ao acaso os demais riscos que afetam os jovens brasileiros, e especialmente, não proporciona a oportunidade que é o sonho de consumo de todos eles: O Primeiro Emprego, porque o maior percentual de desempregados é, exatamente, na faixa etária até 24 anos.

Nenhum comentário: