quarta-feira, 30 de maio de 2007

Você também trabalha para o governo...

O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário divulgou nesse mês seu tradicional estudo indicando que as cidadãs e cidadãos brasileiros trabalharam 4 meses e 26 dias em 2007 para pagar os tributos (impostos, taxas e contribuições) nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). Isso significa dizer que até o último dia 26 de maio, todo o esforço e dedicação dos trabalhadores deste país, serviram apenas para custear a máquina pública.

A carga tributária sobre os colaboradores das empresas, profissionais liberais e trabalhadores autônomos está crescendo ano após ano no governo Lula. Em 2003, foram necessários 36,98% do rendimento bruto do contribuinte brasileiro para arcar com a tributação inerente aos próprios rendimentos, consumo, patrimônio, etc... Em 2004, o comprometimento foi de 37,81%; 2005 saltou para 38,35%; 2006 pulou para a casa dos 39,72% e neste ano ultrapassou a barreira dos 40%.

Segundo ainda o IBPT, o tributo sobre a classe alta ficou estável e da população mais pobres houve um pequeno decréscimo. Tradicionalmente, é a classe média a mais sobrecarregada e por isso mesmo, foi verificado elevação na carga tributária.

Conheça todos os detalhes sobre o Estudo sobre os Dias Trabalhados para Pagar Tributos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esse blog.Adorei! Como adepta. Parabéns!

managed it services disse...

nice blog.