terça-feira, 22 de maio de 2007

A força e o poder da Internet...

Este mês se comemora o Dia Mundial da Internet e o Brasil é um dos destaques na rede mundial de computadores. Segundo o IBGE já somos mais de 32 milhões de brasileiros conectados e temos o maior tempo médio de navegação por pessoa (20h54m), a França é a vice-líder com 19h56m, seguida pelos EUA (19h08m) e depois vem o Japão com 18h34m.

Não é pra menos que o Google - fundado em 1.997 - conquistou o topo da lista das marcas mais valiosa do mundo (US$ 66,3 bilhões) demonstrado no Ranking BrandZ 2007 que é um tradicional levantamento realizado pela empresa de consultoria Millward Brown e pelo jornal Financial Times que leva em consideração as informações financeiras e a opinião de mais de um milhão de participantes.

Isso demonstra a força e o poder da internet no mercado global, haja vista que o Google deixou para trás marcas renomadas no mundo todo como o refrigerante mais consumido (Coca-Cola), a maior rede de fast food (McDonald´s) e os automóveis fabricados pela mais importante indústria automobilística (Toyota).

Para você ter uma idéia, as Top 100 (as 100 marcas mais valiosas) somam a estratosférica cifra de US$ 1,60 trilhão, valor este superior a toda riqueza produzida (PIB) em países como Canadá (US$ 1,27 trilhão), Espanha (US$ 1,25 trilhão) e Brasil (US$ 1,07 trilhão) respectivamente a 8ª, 9ª e 10ª economia mundial.

Outro dado bastante interessante desse levantamento diz respeito ao BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) que está impulsionando o crescimento das grandes marcas mundiais - como McDonald's, Levi's, Nike e Zara – as quais estão elevando seu faturamento em função do aumento da renda e, consequentemente, do consumo destas que são as principais nações em desenvolvimento.

Confira abaixo a lista das 20 mais valiosas marcas do mundo:

1 - Google (US$ 66,434 bilhões)

2 - GE (US$ 61,880 bilhões)

3 - Microsoft (US$ 54,951 bilhões)

4 - Coca-Cola (US$ 44,134 bilhões)

5 - China Mobile (US$ 41,214 bilhões)

6 - Marlboro (US$ 39,166 bilhões)

7 - Wal-Mart (US$ 36,880 bilhões)

8 - Citi (US$ 33,706 bilhões)

9 - IBM (US$ 33,572 bilhões)

10 - Toyota (US$ 33,427 bilhões)

11 - McDonald's (US$ 33,138 bilhões)

12 - Nokia (US$ 31,670 bilhões)

13 - Bank of America (US$ 28,767 bilhões)

14 - BMW (US$ 25,751 bilhões)

15 - HP (US$ 24,987 bilhões)

16 - Apple (US$ 24,728 bilhões)

17 - UPS (US$ 24,580)

18 - Wells Fargo (US$ 24,284 bilhões)

19 - American Express (US$ 23,113 bilhões)

20 - Louis Vuitton (US$ 22,686 bilhões)

Conheça todos os detalhes do Ranking BrandZ nesse link em arquivo pdf.

Nenhum comentário: