sexta-feira, 11 de maio de 2007

Conheça a Lista Verde do Greenpeace

O Greenpeace possui um Guia do Consumidor apresentando 109 empresas das quais 68 fazem parte da Lista Verde composta por gigantes da indústria alimentícia como Nestlé, Parmalat, Unilever, Sadia e Perdigão.

O nome Lista Verde é uma alusão àquelas empresas que não fabricam ou distribuem produtos transgênicos, isto é, geneticamente modificado.

Já as empresas que não assumiram o compromisso de levar ao consumidor brasileiro alimentos livres de transgênicos continuam na Lista Vermelha formada por empresas como Bunge, Cargill, Garoto e Vigor.

A última empresa a entrar na Lista Verde foi a Yakult que passou a adotar uma política para garantir que seus produtos não contenham transgênicos.

Além da pressão dos consumidores, muitas companhias já perceberam que a produção e a comercialização de produtos sem transgênicos pode ser uma alternativa econômica vantajosa e isso foi demonstrado no Relatório Brasileiro de Mercado: a Indústria de Alimentos e os Transgênicos, lançado pelo Greenpeace no ano passado, com base no depoimento de dez fabricantes de alimentos e de três das mais importantes redes varejistas do Brasil (Carrefour, Pão de Açúcar e Sonae) que adotaram uma política não-transgênica.

Nenhum comentário: