quinta-feira, 30 de novembro de 2006

CEO do Futuro 2006

A tradicional revista VOCÊ S/A é uma publicação da Editora Abril, totalmente dedicada a ajudar os executivos brasileiros a cuidar da sua empregabilidade.
Você tem intenção de se tornar o principal excutivo de uma empresa? Aproveite essa grande oportunidade e faça sua inscrição para a 6ª edição do Programa CEO do Futuro entrando com seus dados no Banco de Talentos da Korn/Ferry - uma das principais consultorias de recrutamento de executivos no mundo.
Conheça os 15 candidatos escolhidos no programa de 2005, se inspire neles e vá a luta!

quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Carbono Social

A CARE Brasil, em parceria com a empresa CO2e., lançou neste mês o Fundo CARE Brasil de Carbono Social vindo ao encontro do que foi estabelecido pelo Protocolo de Kyoto assinado em 1997. O documento estabelece a redução das emissões de Dióxido de Carbono (CO2), que responde por 76% do total das emissões relacionadas ao aquecimento global, e outros gases do efeito estufa, nos países industrializados. Os signatários se comprometeram a reduzir a emissão de poluentes em 5,2% em relação aos níveis de 1990.
O Fundo CARE Brasil de Carbono Social é primeira iniciativa que associa Créditos de Carbono a benefícios para as comunidades, visando não somente diminuir as mudanças climáticas resultantes do Aquecimento Global, mas também contribuir para a superação da pobreza e o fortalecimento do desenvolvimento social. O foco desse fundo será a preservação do meio ambiente através da emissão de Créditos de Carbono e investindo no desenvolvimento das comunidades empobrecidas nas áreas onde os projetos serão executados. Outro diferencial desse fundo é a gestão que será totalmente realizada por uma ONG, no caso a CARE Brasil, além de ser um fundo que investirá em projetos de pequena escala focando o desenvolvimento local das comunidades envolvidas.
A gestão técnica do fundo será desenvolvida pela CO2e, uma das maiores empresas globais atuantes na área de mudanças climáticas. Ao longo dos últimos cinco anos, a CO2e estabeleceu uma marca de reconhecimento global e um incomparável conhecimento técnico específico, responsável por diversas inovações pioneiras.
As Mudanças Climáticas Globais representam um dos maiores desafios da humanidade. As crescentes emissões de Dióxido de Carbono (CO2) e outros gases como o Metano (CH4) e o Óxido Nitroso (NO2) na atmosfera têm causado sérios problemas, como por exemplo, a intensificação do Efeito Estufa. As emissões de CO2, gás que mais contribui para o aquecimento global, representam aproximadamente 55% do total das emissões mundiais de gases do Efeito Estufa, e o tempo de sua permanência na atmosfera é de 50 a 200 anos. Isto significa que as emissões de hoje têm efeitos de longa duração, podendo resultar em impactos no regime climático ao longo dos séculos.
Conheça mais sobre o Carbono Social acessando os links nesse post.

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Esta semana no Entrevista CEO: João Dória Jr.

Para muitos, ele é o renomado apresentador do Programa Show Business que está no ar há 14 anos, ininterruptamente. Mas, além de inúmeras experiências profissionais, é um empresário de sucesso que também atua no Terceiro Setor. Ele é o CEO do Grupo Dória Associados e presidente do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais.
O Blog Ética nos Negócios conversou com João Dória Jr..
Acesse o Entrevista CEO e confira! Se preferir, visite a versão espanhola.
Saudações,
Douglas Linares Flinto
Diretor Presidente

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Plante uma Árvore você também!

Existe uma frase bem popular que diz: “todo homem (e mulher também, é claro!) precisa escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore”.
Não imaginamos em qual condição você se encontra, porém se você ainda não plantou sua árvore, aproveite essa ótima oportunidade.
Neste mês a Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática lançou uma campanha mundial para se plantar 1 bilhão de árvores em 2007.
O objetivo desta iniciativa é combater os malefícios e os desafios que o aquecimento global está impondo ao mundo e aos cidadãos.
Em 2007, não deixe de plantar sua árvore e divulgar sua iniciativa aos seus amigos, a natureza diz: obrigado!

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

O McDonalds e a Gordura Trans

Esta semana recebemos o newsletter do Portal McDonald´s divulgando as novidades na seção nutrição e saúde denominada “Comendo e Aprendendo”, sendo dado o devido destaque ao Fala, Doutor! - artigos e entrevistas exclusivas com conceituados especialistas da área médica - e também o McGourmet Dinner - jantar ousado e criativo preparado pela chef e consultora de nutrição do McDonald´s.

Aproveitamos para conhecer todo o conteúdo do Comendo e Aprendendo que, realmente, contém informações de extrema importância sobre "nutrição e saúde" tanto para os consumidores como também aos pais dos consumidores-mirins desta que é a maior rede de fast food no mundo, presente em 119 países, com suas 30.000 lojas, servindo quase 50 milhões de clientes a cada dia. As vendas em 2004 somaram US$ 19,1 bilhões e lucro líquido de US$ 2,75 bilhões. (Conheça mais sobre o McDonald´s no wikipédia).

Entretanto, algo chamou a nossa atenção! Não existe nenhuma informação, nenhum tipo de conscientização e muito menos um alerta sobre os malefícios causados pela Gordura Trans à saúde dos consumidores. Esse tipo de gordura, cientificamente conhecida como: ácido graxo não-saturado, está presente em alguns óleos e é acusada de estimular doenças cardiovasculares.

Os riscos são tão contundentes que os Serviços de Saúde de Nova York estarão adotando um plano para limitar drasticamente a apenas 20 mil restaurantes o uso de Gorduras Trans na cidade. Esta norma afetará, especialmente, as lojas de fast food que se utilizam em demasia deste produto. Porém, a decisão definitiva deve ser tomada no mês que vem e limitará, além do número total de restaurantes, o uso da Gordura Trans em 0,5 gramas por prato. Por curiosidade e informação: a batata frita McDonald´s possui, nada mais nada menos, do que 3,0 gramas na embalagem pequena e 5,9 gramas na grande. A OMS – Organização Mundial da Saúde orienta que o consumo máximo diário de Gordura Trans seja de apenas 2 gramas ou 1% do total calórico ingerido.

Além disso, especialistas alegam que os restaurantes e indústrias de alimentos (este tipo de gordura está presente em bolos, doces, biscoitos, sorvetes, salgadinhos, margarinas, etc...) podem substituir a Gordura Trans por outros produtos não-nocivos à saúde, sem modificar o sabor ou o custo de seus produtos. Ora, e por que isso não é feito?

No dia 11/09 publicamos no Blog Ética nos Negócios um merecido elogio ao McDonald´s por haver assinado documento junto ao Greenpeace se compromentendo a não adquirir produtos fabricados com a "soja irresponsável" da Amazônia. E, por continuarmos a acreditar que a maior empresa de fast food do mundo tem a obrigação moral de dar o maior exemplo de responsabilidade social - principalmente, por ter nas crianças e nos jovens, a grande parcela de seus consumidores - é que esperamos a mesma postura ética e responsável no caso da Gordura Trans.

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

O Exame da OAB e os Biscoitos Tostines

Neste mês a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo - divulgou o resultado do 130º Exame de Ordem, que dá o direito aos recém formados de exercerem sua profissão.
Os números divulgados tiveram um melhora em relação ao exame anterior, mas ainda são - DATA VÊNIA - medíocres!
Dos 18.660 bacharéis que fizeram esta avaliação, apenas 3.016 passaram, ou seja, houve uma reprovação de, nada mais nada menos, de 83,8%.
Ficamos imaginando se este tipo de exame - que ao nosso ver, é extremamente necessário para se avaliar os cursos de Direito aprovados pelo MEC (Ministério de Educação) bem como a qualidade dos advogados que estarão defendendo os direitos dos cidadãos – fossem estendidos para os demais cursos universitários do país, especialmente os ee medicina. Qual poderia ser o resultado?
Anos atrás, um comercial marcou uma época com seu jargão criativo:
Os Biscoitos Tostines vendem mais porque são fresquinhos ou são fresquinhos porque vendem mais?”.
Queremos pedir licenças aos publicitários criadores desta preciosidade e tentar fazer um trocadilho envolvendo este assunto:
É extremamente baixa a qualidade do ensino ministrado nos cursos de Direito ou o aproveitamento dos alunos que é ruim?”
Resta-nos apenas fazer uma pergunta: Porque ninguém faz nada?

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

O que você faria?

Imagine a seguinte situação:
Você é um trabalhador e ganha menos do que dois salários mínimos (R$600,00) por mês. Mais da metade deste salário (R$ 342,00) é para o pagamento da sua faculdade.
Numa tarde, você se encontra na fila do caixa eletrônico do banco onde possui conta corrente aguardando, pacientemente, sua vez de utilizar o auto-atendimento. Uma senhora deixa o equipamento, esbravejando, em razão de não haver conseguido sacar seu dinheiro.
Você, ao iniciar os procedimentos neste mesmo caixa eletrônico, percebe que a máquina começa a soltar notas de R$ 50,00. Quando você as conta, o total perfaz seu salário de um mês inteiro.
O que você faria?
Pensou?
Pois é, o João Paulo de Moraes, estudante do curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Ipep, devolveu todo o dinheiro para a verdadeira proprietária desta quantia.
Nesses tempos em que vivemos, devemos cumprimentar o João Paulo pela atitude tão honesta, honrosa e, acima de tudo, ética!
Parabéns, o Brasil precisa de exemplos como esse!

terça-feira, 21 de novembro de 2006

Entrevista CEO: Paulo Skaf - Presidente da FIESP

Antes de iniciarmos as publicações semanais das entrevistas com os principais executivos de empresas instaladas no Brasil, o Blog Ética nos Negócios realizou um agradável bate papo com o Sr. Paulo Skaf, empresário do setor têxtil e o atual presidente de uma das mais respeitadas e influentes instituições de nosso país: a FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Acesse o Entrevista CEO e confira! Se preferir, visite a versão no idioma espanhol.
Desejamos a todos uma excelente semana, repleta de vitórias!
Douglas Linares Flinto
Diretor-Presidente

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Dia da Consciência Negra: Muita coisa pra mudar!

Como registramos na sexta-feira passada, hoje é o Dia da Cosciência Negra e feriado em algumas localidades do Brasil, inclusive em Campinas/SP - local de nossa sede.
O Blog Ética nos Negócios publica suas mensagens somente em dias úteis, dando uma "folga" para vocês nos finais de semana e feriados. Hoje seria um desses dias... Contudo, em função do estudo feito com base na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) resolvemos deixar o descanso de lado e registrar esta importante informação:
Rendimentos
Esse estudo, demonstra que os brasileiros que se declaram negros ou pardos têm um rendimento médio equivalente à metade do que é recebido pela população branca, além de possuírem escolaridade inferior.
Para você ter uma idéia, os negros e pardos recebiam, em média, R$ 660,45 no mês de setembro deste ano. Esse valor representava 51,1% do rendimento médio da população que se declara branca (R$ 1.292,19).
Além disso, a taxa de desocupação dos negros e pardos (equivalente a 11,8% desses trabalhadores) é superior à dos brancos (8,6%). Escolaridade Segundo o estudo, a população em idade ativa formada por negros e pardos tinha, em média, 7,1 anos de estudo, um ano e meio menos que a população branca (com 8,7 anos de estudo, em média).
Registro em Carteira
Em Set/06, 59,7% dos empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado eram brancos, frente a 39,8% de negros e pardos. O IBGE esclarece que a maior participação de brancos nesta categoria se justifica pela sua grande presença nas regiões metropolitanas, com forte participação do emprego formal. A população branca também era maioria entre os empregados sem carteira assinada (54,5%) e os trabalhadores por conta própria (55,0%), mas os negros e pardos representavam 57,8% dos trabalhadores domésticos.
Realmente, muita coisa tem que ser feita para que tenhamos uma sociedade mais justa, pois somente assim, conseguiremos um maior desenvolvimento econômico e social em nosso país.

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Dia da Consciência Negra

Na próxima segunda-feira (20) se comemora o Dia da Consciência Negra. Em algumas cidades é até feriado, como é o caso de Campinas, no Estado de São Paulo, local de nossa sede.
Neste dia de extrema importância queremos destacar os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio da ONU – Organização das Nações Unidas que são uma série de 8 compromissos assumidos pelos países pertencentes a ONU visando o avanço em áreas como pobreza, educação, igualdade de gênero, saúde e meio ambiente, que devem ser cumpridos até 2015.
Recentemente a Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo, uma instituição que desde 1993 presta auxílio a portadores da doença e seus familiares, sugeriu a criação de um outro e tão importante objetivo, sendo batizado de o 9º Objetivo e que já conta com o apoio do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
A proposta é criar novas metas, entremeadas aos Objetivos já existentes, para assegurar que os avanços sejam alcançados não apenas na média da população, mas para brancos e negros.
Veja como poderiam ficar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Nós apoiamos essa sugestão!

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Os Menores e o Consumo de Álcool e Tabaco

No mês de setembro a ONU – Organização das Nações Unidas através do Escritório contra a Drogas e o Crime, reuniu dados dos principais organismos de controle e combate às drogas de 9 países da América Latina. Esses dados fizeram parte de uma inédita pesquisa envolvendo 347.771 jovens de ambos os sexos, com idades entre 14 e 17 anos, para avaliar o consumo de álcool entre os alunos do Ensino Médio.
Veja abaixo o ranking de jovens consumidores de bebidas alcoólicas:
- Colômbia : 51,9%
- Uruguai : 50,1%
- Brasil : 48,0%
- Argentina : 42,3%
- Chile : 40,1%
- Paraguai : 28,1%
- Equador : 25,9%
- Peru e Bolívia : 16,4%
Esta pesquisa ainda levou em consideração os fumantes de cigarros. Conheça o percentual de fumantes:
- Chile : 38,3%
- Uruguai : 23,9%
- Colômbia : 23,7%
- Argentina : 23,6%
- Equador : 18,4%
- Peru : 16,2%
- Bolívia e Paraguai : 13,3%
- Brasil : 11%
Notemos que mesmo com todas as ações de conscientização dos fabricantes e também àquelas de responsabilidade social envolvendo os próprios comerciantes destes produtos, o percentual de menores de idade consumidores de bebida alcoólica e tabaco, ainda é extremamente alto.
O que mais pode ser feito para reduzir estas trágicas estatísticas?
Você teria alguma sugestão?

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Novidade: Entrevista CEO

O Blog Ética nos Negócios está lançando uma nova e importante seção. Trata-se do Entrevista CEO que estará publicando um bate-papo com os principais executivos das empresas instaladas no Brasil e assim, estaremos conhecendo os pontos de vista e como são conduzidas as questões relacionadas a Ética nos Negócios, a Responsabilidade Social e Ambiental, e também do Desenvolvimento Sustentável.
Estas importantes opiniões poderão servir de exemplo e modelo de Gestão Responsável a outros profissionais e empresários, e principalmente, aos adolescentes e jovens-executivos que serão os Líderes Socialmente Responsáveis das empresas de amanhã.
Já estamos conversando com os comandantes de empresas renomadas e, em breve, estaremos publicando a matéria de estréia, contudo vocês já podem conhecer o Entrevista CEO versão português e também na versão espanhola.
Vale a pena aguardar! Tenham todos uma ótima semana!
Douglas Linares Flinto
Diretor-Presidente

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Você sabe qual vai ser o futuro dos empregos?

A queda dos preços, as facilidades das novas tecnologias e telecomunicações, fará com que as empresas reformulem seus conceitos de empregos.
Como empresas e empregados devem adaptar-se a esta nova realidade?
Este é o tema do livro O Futuro dos Empregos de Thomas W. Malone, da Harvard Business School Press.
Imagine organizações em que os chefes dêem aos funcionários liberdade para decidir o que e quando fazer; escolher seus próprios chefes e participar diretamente em decisões importantes da empresa; organizações em que a maioria dos trabalhadores é de freelancers conectados por meios eletrônicos, morando onde quiserem; que toda essa liberdade permite que as pessoas obtenham mais daquilo que realmente querem da vida: dinheiro, trabalho interessante, a chance de ajudar os outros e tempo com suas famílias.
Este livro é bastante interessante para você se preparar para seu futuro. Boa leitura!

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

A Cidadania Corporativa e a Redução Salarial

No Brasil, dentre as empresas formais - aquelas que atuam dentro da legalidade e pagam seus impostos - a esmagadora maioria pertence a categoria de Micro e Pequena Empresa e foram as que menos reduzuram os salários de seus colaboradores. (Outro dia falaremos mais sobre a importância deste tipo de empresa para o desenvolvimento de um país e para a geração de empregos como também da formalidade empresarial).
De acordo com os dados do CEMPRE - Cadastro Central de Empresas, divulgados no mês passado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o salário médio pago aos trabalhadores brasileiros era de R$ 979,24 em 2000 e passou para R$ 916,52 em 2004, com redução percentual de 6,4% neste período.
Segundo esse estudo, a redução ocorreu de forma mais intensa nas Grandes Empresas (de 100 ou mais colaboradores) onde os salários reais caíram 7,7%. Já nas Médias Empresas (entre 30 a 99 funcionários) a queda salarial foi de 3,1% e nas Micro e Pequenas Empresas (com até 29 empregados) a redução foi de apenas 0,2%.
Os números parecem insignificantes para o Cidadão-Assalariado, porém se utilizarmos o valor da redução nominal do salário médio (R$ 62.72) e multiplicarmos pela População Economicamente Ativa (PEA) no Brasil em 2004 (92,8 milhões de pessoas) se chegará ao estratosférico valor de R$ 5,8 bilhões - algo em torno de 0,3% do PIB - ou seja, valor que deixou de ser pago e movimentado pelos trabalhadores na economia nacional, ficando no cofre de empresários e no bolso de acionistas.
É evidente que estes números não espelham a atuação responsável da maioria das empresas, mas sim a média ponderada, nos indicando o quanto a Cidadania Corporativa tem que avançar em nosso país.

terça-feira, 7 de novembro de 2006

Comentário Dell

A DELL enviou um comentário no Blog Ética nos Negócios - versão espanhola - sobre a nossa mensagem de 30/10: "O Sobe e Desce da HP e Dell", a qual transcrevemos a tradução na íntegra:
Estimados amigos do Blog do Instituto de Etica nos Negócios, No ultimo "Guia de Produtos Eletrônicos Verdes" do Greenpeace, Nokia e Dell mereceram as primeiras posições, por adotar a postura de fabricantes responsáveis por reusar ou reciclar seus próprios produtos descartados. Na palavras de Greenpeace: "A Dell se impôs metas ambiciosas para eliminar as substâncias nocivas de seus produtos". Aproveito também para felicitar-lhes por seu trabalho a favor do desenvolvimento de uma cultura de Ética Empresarial em Brasil. Uma das coisas que mais me impressiona na minha empresa, Dell, é seu total compromisso com adotar as melhores práticas éticas. Em 2006, a revista Business Ethics nos colocou na lista das 10 melhores "Empresas-Cidadãs” a nível global. E em 2005, TRUSTe nos premiou entre as 10 mais confiáveis em privacidade e segurança de informações de clientes. Para maior informação sobre nosso compromisso com a ética empresarial, vocês podem visitar este LINK. Saudações Mercedes Morris
Dell Panamá
Agradecemos o comentário e esperamos que o Greenpeace possa elevar a posição atual da Dell no próximo GUIA VERDE.

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Ok!..... Ok!..... O marketing baixinho da Kaiser

Parece que o Buzz Marketing desembargou de vez no Brasil. Trata-se de uma nova arma do marketing que surgiu nos Estados Unidos no início desta década e é uma alternativa à publicidade e ao marketing tradicional, tendo como estratégia central a criação de situações de impacto que chamem a atenção pública e sejam proliferadas por um enorme boca-a-boca - daí o nome buzz - que poderia ser traduzido como bochicho ou a popular fofoca.

Deveremos ver o Buzz Marketing sendo constantemente utilizado por empresas e publicitários para divulgar uma marca ou um produto, incentivados por aquele passeio de um Fórmula 1 pelas ruas e avenidas de São Paulo - na época do Grand Prix Brasil em Interlagos - que teve por objetivo promover um famoso energético, mas a tradicional garoa paulistana acabou fazendo derrapar aquilo que deveria ter sido um espetáculo do marketing nacional.

Agora, o assunto que é para estar na cabeça e na boca dos consumidores é a mais nova aquisição de um dos maiores fabricantes da Coca-Cola do mundo: a ressuscitada Cerveja Kaiser da mexicana FEMSA que tenta iniciar uma batalha e competir com a líder do mercado brasileiro a InBev (fusão entre a AMBEV e a belga Interbrew) a primeira fabricante de cerveja da América Latina e a segunda do mundo.

Não podemos comprovar se o romance de uma jovem e famosa atriz da televisão com o atual homem propaganda desta cerveja fez parte do planejamento estratégico dos marketeiros da FEMSA - já imaginando que este fato seria fotografado e buzzificado durante semanas em vários canais da mídia nacional, para em seguida, lançar o "Casal Kaiser" num novo filme da marca – mas que tudo isso, realizado para dar sobrevida, musculatura e estatura à uma das caçulas do mercado nacional, poderá enterra-la de vez, por ter sido atravessado o limite ético da publicidade sadia, não-enganosa e responsável.

O verão está chegando e com ele, o melhor período de vendas da indústria cervejeira. Valerá a pena acompanhar o market share (participação de mercado) das cervejas até o final do 1º trimestre/2007, para se constatar o resultado do BuzzKaiser!

quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Novo Golpe no Comércio

Algumas pessoas estão sempre criando novas maneiras de enganar os consumidores na hora da pressa, distração ou boa-fé.
Se você está acostumado a realizar compras com cartões de crédito na transação "débito automático", tome muito cuidado com essa modalidade de pagamento, pois foi identificado um novo golpe no comércio:
"A pessoa do estabelecimento comercial passa o cartão, mas não registra valor algum e pede para digitarmos a senha. Então, ao digitar a senha ela aparece no display. Logo em seguida, recebemos a informação de que houve um erro na transação e nosso cartão é novamente passado na máquina, aí sim é registrado o valor da compra, a senha é digitada novamente e a nova transação é realizada com sucesso. O cartão é devolvido juntamente com o comprovante do débito automático. Agora esse malandro conhece o banco, o número do cartão e a senha. De posse dessas informações os nossos cartões são clonados e diversas compras são realizadas em nosso nome".
A partir de hoje, comece a prestar muita atenção e não digite sua senha sem antes conferir se o valor da compra está aparecendo no display da maquininha.
Se você tem alguma sugestão relacionada aos objetivos deste blog (ética nos negócios, cidadania e responsabilidade social e ambiental das empresas) e que possa ser de Interesse dos Cidadãos e Cidadãs brasileiros, envie pra gente.

quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Bom Feriado!

Desejamos a você um ótimo feriado.
Bom descanso e que Deus te abençoe.
Amanhã estaremos de volta!
Saudações,
Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios
Douglas Linares Flinto
Diretor-Presidente

8º Pesquisa sobre Responsabilidade Social

O IRES - Instituto ADVB de Responsabilidade Social, divulgou a 8ª Pesquisa sobre a Responsabilidade Social Corporativa (ano de 2006) que contou com a participação de 3.110 empresas, sendo 33% empresas de grande porte, 56% médio e 11% pequeno, e com atuação em todas as regiões do Brasil.
Este estudo visa obter e fornecer informações mais precisas sobre a atuação das organizações em programas socialmente responsáveis, a evolução deste entendimento no contexto das empresas e do mercado, além das tendências sobre o tema.
Vale a pena conhecer os resultados deste trabalho da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.