quinta-feira, 30 de novembro de 2006
CEO do Futuro 2006
quarta-feira, 29 de novembro de 2006
Carbono Social
terça-feira, 28 de novembro de 2006
Esta semana no Entrevista CEO: João Dória Jr.
segunda-feira, 27 de novembro de 2006
Plante uma Árvore você também!
sexta-feira, 24 de novembro de 2006
O McDonalds e a Gordura Trans
Esta semana recebemos o newsletter do Portal McDonald´s divulgando as novidades na seção nutrição e saúde denominada “Comendo e Aprendendo”, sendo dado o devido destaque ao Fala, Doutor! - artigos e entrevistas exclusivas com conceituados especialistas da área médica - e também o McGourmet Dinner - jantar ousado e criativo preparado pela chef e consultora de nutrição do McDonald´s.
Aproveitamos para conhecer todo o conteúdo do Comendo e Aprendendo que, realmente, contém informações de extrema importância sobre "nutrição e saúde" tanto para os consumidores como também aos pais dos consumidores-mirins desta que é a maior rede de fast food no mundo, presente em 119 países, com suas 30.000 lojas, servindo quase 50 milhões de clientes a cada dia. As vendas em 2004 somaram US$ 19,1 bilhões e lucro líquido de US$ 2,75 bilhões. (Conheça mais sobre o McDonald´s no wikipédia).
Entretanto, algo chamou a nossa atenção! Não existe nenhuma informação, nenhum tipo de conscientização e muito menos um alerta sobre os malefícios causados pela Gordura Trans à saúde dos consumidores. Esse tipo de gordura, cientificamente conhecida como: ácido graxo não-saturado, está presente em alguns óleos e é acusada de estimular doenças cardiovasculares.
Os riscos são tão contundentes que os Serviços de Saúde de Nova York estarão adotando um plano para limitar drasticamente a apenas 20 mil restaurantes o uso de Gorduras Trans na cidade. Esta norma afetará, especialmente, as lojas de fast food que se utilizam em demasia deste produto. Porém, a decisão definitiva deve ser tomada no mês que vem e limitará, além do número total de restaurantes, o uso da Gordura Trans em 0,5 gramas por prato. Por curiosidade e informação: a batata frita McDonald´s possui, nada mais nada menos, do que 3,0 gramas na embalagem pequena e 5,9 gramas na grande. A OMS – Organização Mundial da Saúde orienta que o consumo máximo diário de Gordura Trans seja de apenas 2 gramas ou 1% do total calórico ingerido.
Além disso, especialistas alegam que os restaurantes e indústrias de alimentos (este tipo de gordura está presente em bolos, doces, biscoitos, sorvetes, salgadinhos, margarinas, etc...) podem substituir a Gordura Trans por outros produtos não-nocivos à saúde, sem modificar o sabor ou o custo de seus produtos. Ora, e por que isso não é feito?
No dia 11/09 publicamos no Blog Ética nos Negócios um merecido elogio ao McDonald´s por haver assinado documento junto ao Greenpeace se compromentendo a não adquirir produtos fabricados com a "soja irresponsável" da Amazônia. E, por continuarmos a acreditar que a maior empresa de fast food do mundo tem a obrigação moral de dar o maior exemplo de responsabilidade social - principalmente, por ter nas crianças e nos jovens, a grande parcela de seus consumidores - é que esperamos a mesma postura ética e responsável no caso da Gordura Trans.
quinta-feira, 23 de novembro de 2006
O Exame da OAB e os Biscoitos Tostines
quarta-feira, 22 de novembro de 2006
O que você faria?
terça-feira, 21 de novembro de 2006
Entrevista CEO: Paulo Skaf - Presidente da FIESP
segunda-feira, 20 de novembro de 2006
Dia da Consciência Negra: Muita coisa pra mudar!
sexta-feira, 17 de novembro de 2006
Dia da Consciência Negra
quarta-feira, 15 de novembro de 2006
Os Menores e o Consumo de Álcool e Tabaco
segunda-feira, 13 de novembro de 2006
Novidade: Entrevista CEO
quinta-feira, 9 de novembro de 2006
Você sabe qual vai ser o futuro dos empregos?
quarta-feira, 8 de novembro de 2006
A Cidadania Corporativa e a Redução Salarial
terça-feira, 7 de novembro de 2006
Comentário Dell
segunda-feira, 6 de novembro de 2006
Ok!..... Ok!..... O marketing baixinho da Kaiser
Parece que o Buzz Marketing desembargou de vez no Brasil. Trata-se de uma nova arma do marketing que surgiu nos Estados Unidos no início desta década e é uma alternativa à publicidade e ao marketing tradicional, tendo como estratégia central a criação de situações de impacto que chamem a atenção pública e sejam proliferadas por um enorme boca-a-boca - daí o nome buzz - que poderia ser traduzido como bochicho ou a popular fofoca.
Deveremos ver o Buzz Marketing sendo constantemente utilizado por empresas e publicitários para divulgar uma marca ou um produto, incentivados por aquele passeio de um Fórmula 1 pelas ruas e avenidas de São Paulo - na época do Grand Prix Brasil em Interlagos - que teve por objetivo promover um famoso energético, mas a tradicional garoa paulistana acabou fazendo derrapar aquilo que deveria ter sido um espetáculo do marketing nacional.
Agora, o assunto que é para estar na cabeça e na boca dos consumidores é a mais nova aquisição de um dos maiores fabricantes da Coca-Cola do mundo: a ressuscitada Cerveja Kaiser da mexicana FEMSA que tenta iniciar uma batalha e competir com a líder do mercado brasileiro a InBev (fusão entre a AMBEV e a belga Interbrew) a primeira fabricante de cerveja da América Latina e a segunda do mundo.
Não podemos comprovar se o romance de uma jovem e famosa atriz da televisão com o atual homem propaganda desta cerveja fez parte do planejamento estratégico dos marketeiros da FEMSA - já imaginando que este fato seria fotografado e buzzificado durante semanas em vários canais da mídia nacional, para em seguida, lançar o "Casal Kaiser" num novo filme da marca – mas que tudo isso, realizado para dar sobrevida, musculatura e estatura à uma das caçulas do mercado nacional, poderá enterra-la de vez, por ter sido atravessado o limite ético da publicidade sadia, não-enganosa e responsável.
O verão está chegando e com ele, o melhor período de vendas da indústria cervejeira. Valerá a pena acompanhar o market share (participação de mercado) das cervejas até o final do 1º trimestre/2007, para se constatar o resultado do BuzzKaiser!