segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Ok!..... Ok!..... O marketing baixinho da Kaiser

Parece que o Buzz Marketing desembargou de vez no Brasil. Trata-se de uma nova arma do marketing que surgiu nos Estados Unidos no início desta década e é uma alternativa à publicidade e ao marketing tradicional, tendo como estratégia central a criação de situações de impacto que chamem a atenção pública e sejam proliferadas por um enorme boca-a-boca - daí o nome buzz - que poderia ser traduzido como bochicho ou a popular fofoca.

Deveremos ver o Buzz Marketing sendo constantemente utilizado por empresas e publicitários para divulgar uma marca ou um produto, incentivados por aquele passeio de um Fórmula 1 pelas ruas e avenidas de São Paulo - na época do Grand Prix Brasil em Interlagos - que teve por objetivo promover um famoso energético, mas a tradicional garoa paulistana acabou fazendo derrapar aquilo que deveria ter sido um espetáculo do marketing nacional.

Agora, o assunto que é para estar na cabeça e na boca dos consumidores é a mais nova aquisição de um dos maiores fabricantes da Coca-Cola do mundo: a ressuscitada Cerveja Kaiser da mexicana FEMSA que tenta iniciar uma batalha e competir com a líder do mercado brasileiro a InBev (fusão entre a AMBEV e a belga Interbrew) a primeira fabricante de cerveja da América Latina e a segunda do mundo.

Não podemos comprovar se o romance de uma jovem e famosa atriz da televisão com o atual homem propaganda desta cerveja fez parte do planejamento estratégico dos marketeiros da FEMSA - já imaginando que este fato seria fotografado e buzzificado durante semanas em vários canais da mídia nacional, para em seguida, lançar o "Casal Kaiser" num novo filme da marca – mas que tudo isso, realizado para dar sobrevida, musculatura e estatura à uma das caçulas do mercado nacional, poderá enterra-la de vez, por ter sido atravessado o limite ético da publicidade sadia, não-enganosa e responsável.

O verão está chegando e com ele, o melhor período de vendas da indústria cervejeira. Valerá a pena acompanhar o market share (participação de mercado) das cervejas até o final do 1º trimestre/2007, para se constatar o resultado do BuzzKaiser!

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