segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Dia da Consciência Negra: Muita coisa pra mudar!

Como registramos na sexta-feira passada, hoje é o Dia da Cosciência Negra e feriado em algumas localidades do Brasil, inclusive em Campinas/SP - local de nossa sede.
O Blog Ética nos Negócios publica suas mensagens somente em dias úteis, dando uma "folga" para vocês nos finais de semana e feriados. Hoje seria um desses dias... Contudo, em função do estudo feito com base na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) resolvemos deixar o descanso de lado e registrar esta importante informação:
Rendimentos
Esse estudo, demonstra que os brasileiros que se declaram negros ou pardos têm um rendimento médio equivalente à metade do que é recebido pela população branca, além de possuírem escolaridade inferior.
Para você ter uma idéia, os negros e pardos recebiam, em média, R$ 660,45 no mês de setembro deste ano. Esse valor representava 51,1% do rendimento médio da população que se declara branca (R$ 1.292,19).
Além disso, a taxa de desocupação dos negros e pardos (equivalente a 11,8% desses trabalhadores) é superior à dos brancos (8,6%). Escolaridade Segundo o estudo, a população em idade ativa formada por negros e pardos tinha, em média, 7,1 anos de estudo, um ano e meio menos que a população branca (com 8,7 anos de estudo, em média).
Registro em Carteira
Em Set/06, 59,7% dos empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado eram brancos, frente a 39,8% de negros e pardos. O IBGE esclarece que a maior participação de brancos nesta categoria se justifica pela sua grande presença nas regiões metropolitanas, com forte participação do emprego formal. A população branca também era maioria entre os empregados sem carteira assinada (54,5%) e os trabalhadores por conta própria (55,0%), mas os negros e pardos representavam 57,8% dos trabalhadores domésticos.
Realmente, muita coisa tem que ser feita para que tenhamos uma sociedade mais justa, pois somente assim, conseguiremos um maior desenvolvimento econômico e social em nosso país.

Nenhum comentário: