quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Carbono Social

A CARE Brasil, em parceria com a empresa CO2e., lançou neste mês o Fundo CARE Brasil de Carbono Social vindo ao encontro do que foi estabelecido pelo Protocolo de Kyoto assinado em 1997. O documento estabelece a redução das emissões de Dióxido de Carbono (CO2), que responde por 76% do total das emissões relacionadas ao aquecimento global, e outros gases do efeito estufa, nos países industrializados. Os signatários se comprometeram a reduzir a emissão de poluentes em 5,2% em relação aos níveis de 1990.
O Fundo CARE Brasil de Carbono Social é primeira iniciativa que associa Créditos de Carbono a benefícios para as comunidades, visando não somente diminuir as mudanças climáticas resultantes do Aquecimento Global, mas também contribuir para a superação da pobreza e o fortalecimento do desenvolvimento social. O foco desse fundo será a preservação do meio ambiente através da emissão de Créditos de Carbono e investindo no desenvolvimento das comunidades empobrecidas nas áreas onde os projetos serão executados. Outro diferencial desse fundo é a gestão que será totalmente realizada por uma ONG, no caso a CARE Brasil, além de ser um fundo que investirá em projetos de pequena escala focando o desenvolvimento local das comunidades envolvidas.
A gestão técnica do fundo será desenvolvida pela CO2e, uma das maiores empresas globais atuantes na área de mudanças climáticas. Ao longo dos últimos cinco anos, a CO2e estabeleceu uma marca de reconhecimento global e um incomparável conhecimento técnico específico, responsável por diversas inovações pioneiras.
As Mudanças Climáticas Globais representam um dos maiores desafios da humanidade. As crescentes emissões de Dióxido de Carbono (CO2) e outros gases como o Metano (CH4) e o Óxido Nitroso (NO2) na atmosfera têm causado sérios problemas, como por exemplo, a intensificação do Efeito Estufa. As emissões de CO2, gás que mais contribui para o aquecimento global, representam aproximadamente 55% do total das emissões mundiais de gases do Efeito Estufa, e o tempo de sua permanência na atmosfera é de 50 a 200 anos. Isto significa que as emissões de hoje têm efeitos de longa duração, podendo resultar em impactos no regime climático ao longo dos séculos.
Conheça mais sobre o Carbono Social acessando os links nesse post.

Nenhum comentário: