terça-feira, 17 de abril de 2007

Uma Grande Vitória!

Uma cerimônia na Assembléia Geral da ONU marcou a assinatura da Nova Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência após 3 anos de discussões entre os países-membros, dos quais 50 já assinaram o documento, incluindo Brasil e Portugal, faltando apenas 20 para que esse importante avanço social possa entrar em vigor...

Essa convenção prevê a proteção para mais de 650 milhões de deficientes em todo o mundo e dentre os destaques deste tratado é encontrado mecanismos para facilitar o dia-a-dia desses cidadãos, proíbe qualquer tipo de discriminação, inclusive na área trabalhista, além de confirmar os direitos e liberdades fundamentais dentre eles: opinar sobre as decisões governamentais que possam afetá-los diretamente.

Para conhecer o texto da Nova Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência acesse o CORDE - Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, órgão da Presidência da República e confira também o site da Acessibilidade Brasil que é uma sociedade constituída por especialistas da área de educação especial tendo como interesse comum o apoio, ações e projetos que privilegiem a inclusão social e econômica de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Mas, quem realmente são as pessoas portadoras de necessidades especiais?

Para o escritor Mario Quintana deficiente é:
  • Louco: é quem não procura ser feliz com o que possui.

  • Cego: é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

  • Surdo: é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão, pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

  • Mudo: é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

  • Paralítico: é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

  • Diabético: é quem não consegue ser doce.

  • Anão: é quem não sabe deixar o amor crescer.

  • Miseráveis: são os piores deficientes, pois não conseguem enxergar a grandeza de Deus.

Mas será que precisamos de um tratado global para fazer valer e colocar em prática os direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais?

Isso não é uma obrigação dos Governos, das empresas e de toda a sociedade?

Nenhum comentário: