terça-feira, 3 de abril de 2007

Aquecimento Global... Faça algo!

Os cientistas do centro de dados climáticos da agência americana Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) anunciaram que a média das temperaturas mundiais terrestres e da superfície dos oceanos registradas no mês de janeiro/2007 foi a mais alta desde 1.880, ano do início do acompanhamento das temperaturas do planeta. A justificativa para isso é o fenômeno El Niño e a tendência contínua para o Aquecimento Global de acordo com o comunicado desse organismo.

Um dado preocupante é em relação as temperaturas mundiais na superfície terrestre que registraram um ritmo de aumento de 0,06ºC a cada dez anos. Porém, a partir de 1.976 essa elevação foi 3 vezes maior, ou seja, 0,18ºC a cada década, registrando os mais significativos aumentos de temperatura no hemisfério Norte.

Na mesma semana desse anúncio, o climatologista Timothy Ball, um estudioso do tema há 30 anos, declarou "ser perda de tempo e desperdício de dinheiro combater o efeito estufa e suas previsões catastróficas". Segundo ele, esse fenômeno não foi causado pela ação do homem como sentenciou o estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulado Relatório Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), pois acredita que as mudanças climáticas são um processo natural em que as emissões de dioxído de carbano (CO²) tem pouco influência. Para Ball "é a própria atividade solar que afeta as temperaturas no planeta, sendo que essas variações da intensidade do sol justificam a conhecida era do gelo onde a terra era, em média, 5ºC mais fria do que é hoje". Além disso, esse climatologista alega que cientistas de vários países prevêem que o planeta vai esfriar naturalmente até 2.030 devido a redução da atividade solar, mas "eles tem medo de se expressar em razão de serem acusados de receber dinheiro da indústria do petróleo" acusou.

Para o Greenpeace o mundo tem entre uma e duas décadas para agir, antes que esse processo se torne irreversível.

O Aquecimento Global esta aí pra todo ver e sentir na própria pele... Estamos acompanhando atônitos as drásticas mudanças climáticas. A verdade é que não podemos ficar de braços cruzados... Governos, empresas e sociedade devem unir esforços para reduzir e neutralizar as emissões dos gases de efeito estufa (GEE).

Faça algo!

Nenhum comentário: