quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Vamos neutralizar o CO2?

A Rede Globo de Televisão inovou novamente. Há algumas semanas, estreiou um exemplar programa na Globo News que, de tão importante para a atualidade, deveria estar incluído na grade da programação da própria TV Globo, para aumentar o poder multiplicador dos assuntos apresentados. Fica aí a nossa sugestão!

Trata-se do Cidades e Soluções que tem por objetivo contribuir para um mundo sustentável. Apresentado pelo admirável jornalista André Trigueiro - um dos maiores conhecedores e defensores das causas ambientais no país - o programa divulga iniciativas que já estão dando resultados e poderão ser replicadas pelos cidadãos e cidadãs que residem em nossas cidades, haja vista que essa parcela da população brasileira representa 80%. O Cidades e Soluções vai ao ar todos os domingos, a partir das 21:30hs. Não deixe de conferir!

Não poderíamos deixar de comentar o programa intitulado Como neutralizar as emissões de CO² que demonstrou uma maneira muito simples de combater o famigerado carbono, o principal causador do aquecimento global que de acordo com a matéria de capa da última Revista EXAME - As Empresas vão salvar o mundo? - os maiores emissores de CO² e portanto os grandes responsáveis pelo aumento da temperatura são: geração de energia elétrica (24,5%), desmatamento (18,2%) , indústria (13,8%), agricultura (13,5%), transportes (13,5%), lixo (3,6%) e outros (12,9%).

Mas, existe uma forma de combatermos esse que é o grande mal do nosso século e não é através de uma descoberta científica ou de uma nova tecnologia, mas sim, plantando árvores. É isso mesmo! O plantio de árvores neutraliza o CO².

Todos nós, quando criança, aprendemos na escola sobre a fotossíntese. Pois é, as árvores seqüestram o CO² e liberam na atmosfera o oxigênio. Podemos dizer que as árvores tem no CO² seu alimento preferido.

E mais, já é possível conhecer quanto de CO² nós liberamos na atmosfera anualmente e quantas árvores deverão ser plantadas para neutralizar essa emissão. Você pode conhecer a Calculadora de CO² no web site do Floresta do Futuro da instituição S.O.S. Mata Atlântica e também no da Iniciativa Verde que foi a empresa responsável pela neutralização das emissões de carbono da própria edição desse programa do Cidades e Soluçãos e da Conferência das Partes (COP) das Nações Unidas (ONU). Aliás, a ONU é uma das combatentes contra o carbono, pois apoia a Campanha Plante 1 bilhão de Árvores ao longo de 2007, convocada pela ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Wangari Maathai, que disse “isto é algo que qualquer um pode fazer”.

É evidente que outras atitudes deverão ser postas em práticas por governos e empresas para espantar os fantasmas do aquecimento global e seus efeitos, contudo nós podemos e já devemos começar a fazer a nossa parte, por isso mãos a obra!

Nenhum comentário: