terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Na Mão Certa: Nós apoiamos essa iniciativa!

A exploração sexual comercial no Brasil é um problema sério que atingem cada dia mais nossas crianças e adolescentes tendo como origem principal, entre outros fatores de risco, a baixa renda das famílias e o desemprego, a desnutrição e a fome, a desestruturação da família, a baixa escolaridade familiar, e as crianças e adolescentes fora da escola. Esse problema atinge uma parcela da população socialmente vulnerável, sem voz e sem acesso aos direitos básicos de cidadania.

A Secretaria Especial de Direitos Humanos identificou essa exploração contra crianças e adolescentes em 937 municípios, a maior parte deles, situados nas regiões Nordeste (31,8%) e Sudeste (25,7%). As regiões Sul, Centro-Oeste e Norte registram respectivamente 17,3%, 13,6% e 11,6% dos casos. Conheça o Mapa da Exploração Sexual no Brasil.

Os principais usuários da exploração sexual nas estradas são, evidentemente, os caminhoneiros que encontram essas facilidades em bares, motéis e restaurantes, boates e postos de combustíveis ao longo das rodovias.

Para combater este problema, foi lançado pelo Instituto WCF-Brasil e Instituto Ethos o programa NA MÃO CERTA que tem por objetivo chamar a atenção das empresas brasileiras para a situação de exploração de crianças e adolescentes, especialmente nas rodovias brasileiras, e orientá-las sobre algumas medidas que podem e devem ser tomadas para ampliar as estratégias de proteção aos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Para isso, o empresariado e os executivos de empresas poderão assinar o Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual nas Rodovias Brasileiras, que é um acordo feito com as empresas interessadas nesta nobre causa e assim, elas assumem publicamente, no âmbito de suas práticas de responsabilidade social, o compromisso de se engajar em ações contrárias à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios além de apoiar esta louvável iniciativa, acredita que concessionárias de rodovias, as empresas montadoras de caminhões e seus distribuidores, as companhias distribuidoras de combustíveis e seus postos de serviços e também àquelas renomadas empresas varejistas que suprem com seus produtos os bares e restaurantes instalados às margens das rodovias brasileiras, serão as maiores responsáveis pela conscientização, disseminação e cumprimento dos objetivos do programa Na Mão Certa.

Queremos registrar nossos sinceros cumprimentos, em especial, a Caldbury Adams, a CCR – Concessionárias de Rodovias, Copagaz, Arcor do Brasil, Concessionária EcoVia, SHV Gás Brasil, CONFENAR - Confederação Nacional de Revendas AMBEV, Concessionária Litoral Norte e a Volvo do Brasil que já assinaram o citado pacto empresarial, abrindo caminho para mais empresas socialmente responsáveis se engajarem nesta causa. Parabéns!

Conheça também a relação completa* das empresas que já assinaram esse compromisso.

* dados atualizados pelo programa Na Mão Certa até 24/11/06.

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