sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Pilhas, Baterias e o Meio Ambiente

Você sabia que no Brasil, 76% do lixo produzido em nossas cidades ou no campo vão direto para os lixões municipais ou aterros sanitários sem receber nenhum tipo de tratamento? É isso que estima o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE, e todo esse lixo, acaba causando diversos problemas ao meio ambiente e à nossa saúde.
As pilhas e baterias não estão fora dessa estatística! Esses materiais dão vida a uma infinidade de produtos utilizados em nosso dia-a-dia, tais como: computadores pessoais, telefone celulares e telefones sem fio, e apresentam em sua composição substâncias químicas altamente tóxicas. Por essa razão são consideradas lixo perigoso pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, pois liberam componentes nocivos que contaminam o solo, os cursos d'água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar.
Então, pilhas e baterias não devem ser descartadas no lixo comum. Inclusive a própria Resolução nº 257/99 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) - visando disciplinar o descarte e o gerenciamento ambientalmente correto (coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final) de pilhas e baterias para evitar os impactos negativos causados ao meio ambiente - resolveu em seu artigo primeiro:
"As pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, necessário ao funcionamento de quaisquer tipos de aparelhos, veículos ou sistemas, móveis ou fixos, bem como os produtos eletroeletrônicos que os contenham integrados em sua estrutura de forma não substituível, após seu esgotamento energético, serão entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem diretamente, ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequado".
Para contribuir com o descarte sustentável de pilhas e baterias, o Banco Real acaba de lançar o Papa-Pilhas com o seguinte slogan "tirar as pilhas do meio ambiente é colocar energia num mundo melhor".
Essa campanha conta com a participação de todas as agências do banco espalhadas pelo Brasil e integra o Programa Real de Reciclagem que faz parte de sua Política de Ecoeficiência, pois o Banco Real compartilha que "só é possível crescer quando se respeita o planeta construindo um meio ambiente saudável para as próximas gerações".
Parabéns Banco Real ABN AMRO!
Participe você também! Divulgue essa iniciativa e, não se esqueça, quando tiver pilhas e baterias usadas faça um descarte consciente.

Um comentário:

Unknown disse...

Preciso saber quais orgãos internacionais poderiam investir em um projeto, patenteado aqui no Brasil, que se reduz a um container para armazendo de pilhas e baterias que é o único desenvolvido nesse sistema. Precisamos ajuda de ambientalistas e investidores internacionais para esse projeto. Miguellubi@yahoo.com.br