quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Cuidado ao Aquecer Água no Microondas

Esta informação é importante para alertar qualquer pessoa que utilize o forno de microondas para aquecer água. O seguinte relato ocorreu com um jovem que decidiu tomar um café instantâneo - como já era seu costume:
"Este cidadão colocou para aquecer no microondas um copo com água. Não sabe por quanto tempo programou o cronômetro do microondas, mas queria uma água bem quente para fazer seu café. Quando o cronômetro desligou, abriu o forno e retirou o copo. Olhando para o interior do copo, reparou que a água não estava borbulhando e, subitamente, a água explodiu".
Explicação Científica:
De acordo com os físicos de plantão a "água explode" porque o forno microondas a aquece a uma temperatura superior a 100 ºC. Quando a água é aquecida numa chaleira no fogão, o fundo fica com uma temperatura superior a 100 ºC, desencadeando a formação de bolhas de vapor que sobem até á superfície aumentando, a troca de calor e permitindo que a água se mantenha a 100 ºC. No forno de microondas a água é aquecida, mas o recipiente não, assim, não se desencadeia a formação de bolhas que permitiriam arrefecer a temperatura da água. Desta forma, a água é aquecida a uma temperatura superior a 100'ºC, ficando à espera que algo desencadeie a formação de bolhas. Quando, por agitação ou adicionando do açúcar ou café, se desencadeia a formação de bolhas, isso ocorre com tamanha intensidade que resulta numa explosão da água a uma temperatura elevadíssima, o que pode até, provocar queimaduras graves.
Recomendação:
Nunca se deve aquecer, no microondas, recipientes só com água, sem mais nada. Deve-se colocar algoma dentro desse recipiente, para difundir a energia, como por exemplo uma colher de pau, mas nunca algo metálico, como uma colher.
Você deve estar pensando que isso é mais uma daquelas histórias que circulam todos os dias pela internet, não?
Mas pode acreditar. Assista o VIDEO realizado em laboratório e confira!

Nenhum comentário: